Em Mateus 7.3-5 Jesus afirmou: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”.
Jesus no texto não está condenando ajudar aqueles que estão em falha. O que Jesus condena é a hipocrisia. Jesus está sendo sério ao dizer que antes de ajudarmos o outro em um problema menor, precisamos estar cientes de que não haja algo maior em nossa vida. Jesus diz claramente: “Olhe seriamente para si; olhe para os seus problemas com seriedade; trate a sua vida com vigor e rigor antes de tentar ajudar o outro”.
É bizarra a ilustração que Jesus dá. Uma pessoa supostamente quer ajudar o outro que está com um “cisco” no olho, quando ela mesma tem uma enorme tábua nos seus próprios olhos. É ridículo tentar cuidar do outro quando os seus problemas são gigantes e gritantes.
Segundo Jesus, o indivíduo que centra no erro do outro sem se autoconfrontar é um HIPÓCRITA. O hipócrita adora o ar da moralidade, da religiosidade e o discurso da ética. Ele sempre está criticando e julgando outros.
O seu dever é cuidar primeiro de si mesmo; ver primeiro os seus defeitos e tratá-los com seriedade, confrontando-se a si mesmo, tirando suas máscaras e humilhando-se.
Lembre-se que somos todos fracos e precisamos urgentemente de restauração e apoio. Mas se você tem interesse em cuidar e ajudar outros, comece primeiro consigo; olhe seriamente para si. Confronte-se!
———————————————-
Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:
Muito boa as mensagens, Deus abençoe o pastor pra ser usado por Deus…