A AGENDA DE DEUS

Jonas 1.3 conta-nos que “…Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor”.

Essa passagem marca o ano de 770 a.C., quando o grande poder mundial era a Assíria, cuja capital era Nínive. Jonas foi comissionado por Deus a ir a Nínive, que ficava cerca de 900 km de distância de Israel. Contudo, em desobediência a Deus, Jonas foi para Társis. A distância de Israel a Társis era de 4.000 km. Jonas não queria ir a Nínive porque ele odiava os assírios, por serem eles um povo violento, cruel, idólatra e sem temor a Deus.

Como Jonas, todos precisamos também aprender mais sobre Deus! Ele é um Deus de amor, bondade e misericórdia, mas também é um Deus de justiça. Ele quer salvar a todos indistintamente, e para tarefas incompreensíveis, Ele escolhe algumas pessoas.

Como Jonas, o maior obstáculo para Deus agir sempre somos nós mesmos, com nossos preconceitos e egoísmo. Por vezes, viramos as costas para Deus e Sua vontade, e de ídolos passamos a viver a “nossa vidinha”. Queremos um Deus apenas que nos acuda, nos ajude, nos “faça” isso e aquilo, nos levante, nos guie, nos cure, nos supra, resolva tudo e não nos deixe ter nenhum problema. Não pensamos em mais ninguém, a não ser em nós mesmos.

Deus quer que você saiba que o centro da vida não é você. Ele tem uma agenda para o mundo, a qual começa com sua família, seus parentes, sua cidade e seu país. Por isso, alinhe-se à agenda de Deus, independentemente das circunstâncias. Não “tome o barco”, como Jonas, para outro lugar. Antes obedeça a Deus e deixe-se ser usado por Ele.

———————————————

Para ouvir esse conteúdo click no link abaixo:

https://www.spreaker.com/episode/45468109