O PODER DAS PALAVRAS…O PODER DO SILÊNCIO

O PODER DAS PALAVRAS…O PODER DO SILÊNCIO…

Assente-se solitário e fique em silêncio…” – Lamentações 3.28

Fomos criados por Deus com a habilidade de comunicar especificamente pela linguagem falada. Isso é tão interessante e natural que um dos momentos mais alegres para os pais é quando a criança começa a formar suas primeiras palavras, como também o mais triste é quando pessoas queridas perdem a capacidade de falar ou por invalidez, lesões ou morte.

Se fomos criados para falar, por que o profeta Jeremias nos chama ao silêncio?

A questão é que como nossos corações estão contaminados pelo pecado, isso significa que em certas horas e momentos falamos de forma errada. Falamos dominados pela ira, ganância, cobiça, ciúme, hipocrisia, falsidade, engano, dolo, sarcasmo, deboche etc. Nem sempre falamos como deveríamos fazê-lo. E nesse caso o silêncio é melhor.

O conselho de Deus é que por vezes precisamos pausar a vida; precisamos ficar só e refletirmos sobre nós mesmos, olhando para dentro de nossos corações.

Não é porque fomos criados a comunicar que precisamos nos comunicar a todo tempo. Provérbios 10.10 nos ensina: “…o insensato de lábios vem a arruinar-se.”

Como as palavras expressam o coração (Mateus 15.18), a cura para a má comunicação começa por dentro. Davi nos ensina no Salmo 51.10: Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” É com um coração limpo que se tem uma verdadeira comunicação.

O seu silêncio e suas palavras podem ser uma arma para machucar outros. Contudo, se o seu coração estiver limpo, você saberá comunicar para glorificar a Deus e edificar pessoas.

Um comentário em “O PODER DAS PALAVRAS…O PODER DO SILÊNCIO

Os comentários estão fechados.