A HIPOCRISIA

A HIPOCRISIA

A Bíblia condena a hipocrisia. Quando o Senhor Jesus ensinou a importância da oração, do jejum e do dar esmolas em Mateus 6.2,5,16, Ele desencorajou de seguir o exemplo dos religiosos hipócritas que faziam longas orações públicas, jejuavam para chamar atenção e demonstravam extravagância em suas doações. Essas pessoas eram superficiais em seu relacionamento com Deus, enquanto aparentavam externamente um relacionamento com Ele.

O termo “hipócrita“ vem do Latim hypocrisies, o qual significa “atuar um papel, fingir, pretender.” O hipócrita é aquele que finge e exibe algo que não é. O hipócrita é um ator no palco da vida real.

Há pessoas que tentam impressionar os outros com uma fina camada externa de boas palavras e boas ações, mas o interior está cheio de desejos, intenções, motivações, vontades e pensamentos impuros e impróprios. Era essa a realidade dos religiosos da época de Jesus. Em Mateus 23.28 Ele os condenou severamente ao dizer:”Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e iniqüidade” (Mateus 23:28).

O problema da hipocrisia é que ela leva a pessoa a enganar a si mesmo, os outros e intenta ludibriar a Deus. Os hipócritas sofrem do mal do autoengano. Jesus disse em Lucas 16.15 “…Para as pessoas vocês parecem bons, mas Deus conhece o coração de vocês. Pois aquilo que as pessoas acham que vale muito não vale nada para Deus.”

A hipocrisia é um pecado diante do Senhor e precisa ser confessado e abandonado. Tentar aparentar o que não é, na verdade é uma mentira e falsidade.

Um aviso importante: antes de você sair a caça dos hipócritas e condená-los, olhe nesse momento para o mais fundo de seu coração e faça a mesma oração que Davi fez no Salmo 139.23,24: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; e ainda, vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”

O mundo espera por autenticidade, porque a hipocrisia tem sido um cartão de apresentação da maioria das pessoas.

Um comentário em “A HIPOCRISIA

  1. Olá Pastor Roberto.
    Realmente, em dados momentos nos surpreendemos tentando “ajustar” nosso comportamento e maneira de ser à conveniência do ambiente. Ao agirmos assim, seja onde for, no trabalho, nos relacionamentos sociais, na faculdade e até mesmo na igreja ou (principalmente), não devemos esquecer que Deus sonda nossos corações e nos esquadrinha pelo que somos de fato, não pelo que “representamos” ser. A maior batalha espiritual é contra nossa própria natureza, temos sim, que travar esta batalha e em Cristo Jesus, vence-la cada dia.
    Com meu forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.