OS PLANOS DE DEUS

OS PLANOS DE DEUS

Fomos criados para planejar a vida. A Bíblia nos ensina a importância de fazer planos. Em Provérbios 21.5 lemos: “Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.”

O nosso problema não são fazer os planos, mas mantê-los sob controle. Amamos controlar a vida. E quando não a controlamos, nos frustramos.

A Bíblia nos ensina a planejar a vida buscando sempre a plena vontade de Deus. Em Tiago 4.13-16 somos exortados: “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.”

Erramos porque planejamos a vida sem buscar saber a plena vontade de Deus. Queremos apenas que Ele autentique o que planejamos.

Precisamos aprender a confiar que Deus tem um plano perfeito. Ele sempre tem planos maiores e melhores que vão além do que podemos ver ou imaginar.
Precisamos a aprender a ter uma sintonia fina com Deus. Jó depois de passar pelas provações e ter um diálogo aberto com Deus, descobriu algo tremendo sobre Ele. Ele disse em Jó 42.2 : “Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

Nosso erro é porque achamos que Ele não é competente para cuidar de nossas vidas; achamos que Ele está demorando demais; achamos que Ele vai fazer o que não queremos. Na verdade confiamos muito pouco na boa direção de Deus para os detalhes de nossas vidas.

Assim sendo, convido-o a lançar sobre Ele a sua vontade e desejos. Convido-o a crer que Ele tem o melhor para sua vida. Convido-o a “tirar a mão” e deixar que Ele lhe oriente, mostre e aponte para onde ir, como ir e com quem ir.

Quando você planeja e segue adiante em sua vida sem consultar a Deus, você caminha para o seu possível. Mas quando você conduz seus planos em sintonia com a vontade de Deus, você caminha para o impossível.

Um comentário em “OS PLANOS DE DEUS

  1. Amem, Pastor Roberto. Bom dia.
    Como é difícil vencer nosso eu, e lembrar o tempo todo que soberano é só DEUS. realmente, planejamos, lutamos e nos esforçamos cada dia, para realização de planos e sonhos, e na maioria das vezes, não sabemos se o que queremos, é a perfeita vontade de DEUS para nossas vidas. É para pensar e, mudar o senhorio de nosso destino!. Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.