O QUE SIGNIFICA “AMAR A DEUS”?

O QUE SIGNIFICA “AMAR A DEUS”?

Um professor da Lei (escriba) achega-se a Jesus em Marcos e faz a seguinte pergunta: “Qual é o principal de todos os mandamentos? (Mc 12.28)

Os mestres da Lei determinaram que haviam 613 mandamentos nos primeiros cinco livros da Lei (Pentateuco ou Torah). Dos 613, 248 eram afirmativos e 365 eram negativos. Essas leis eram divididas entre PESADAS E LEVES. Mas ele nunca chegaram em um consenso de quais leis eram PESADAS E LEVES. Com isso em mente, eles achavam que Jesus havia criado sua própria teoria em relação aos mandamentos.

Ao perguntarem, eles estavam testando a Jesus para ver se ele iria mostrar desprezo ou negligência pela Lei de Moisés afim de incriminá-lo.

Jesus então responde em : “Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.” (Mc 12.29,30)

Jesus cita o famoso “Shamah” (forma hebraica do verbo “ouvir”) de Deuteronômio 6.3-5. Esse texto era citado por todo judeus pela manhã e pela noite. Ao responder, Jesus resume totalmente o propósito de Deus para todo ser humano: amá-Lo.

Jesus explicou os detalhes de como amar a Deus. Ele afirmou:

“Amarás…”. Essa palavra advém do verbo grego “agapao”, que significa um amor relacional incondicional, que doa, que faz, que sacrifica, que se entrega.

…“de todo o teu/tua…” O que revela a natureza enfática desse amor.

…“coração” – Jesus usa o termo grego “kardia” que expressa o núcleo da identidade; a fonte de todos os pensamentos, palavras e ações. O centro de todo o ser.

“alma…” – Jesus usa a expressão grega “psiquê” que aponta para todas as afeições. “Alma” reflete o ser humano em toda sua realidade emocional, volitiva e psíquica, que faz a vida ser vida.

“entendimento” – Jesus usa palavra grega “dianoia” que significa a mente como a faculdade da compreensão, o pensamento, a escolha inteligente advindo do uso da razão.

“força” – Jesus usou a palavra grega “iskus”, que significa capacidade, poder, força. A expressão apresenta toda a capacidade que vem da ordem física e do vigor da vida.

O amor devido a Deus tem que fluir de todo o ser, com toda a expressão emocional, com toda a razão, com todo disposição e vigor, com o melhor que a vida tem a oferecer.

É muito claro que o Senhor nos diz para amarmos a Deus com uma sinceridade perfeita, com o máximo de fervor, com o exercício pleno de uma razão iluminada e com toda a energia de nosso ser.

Na verdade o mais puro, nobre, elevado, completo e abrangente amor deve ser dado ao único e verdadeiro Deus.

Amar a Deus é ter nEle o centro, a razão e o próprio desejo da vida. Por isso é certo dizer que quem ama a Deus tem “sede de Deus” (Salmo 42.2).

Um comentário em “O QUE SIGNIFICA “AMAR A DEUS”?

  1. Realmente, envoltos na vida que levamos, principalmente nos grandes centros urbanos, nos ocupamos de tudo, agendamos compromissos todos os dias de um ano, mas, nos esquecemos de “ter permanentemente”, uma agenda com Deus. Lembrar do SENHOR, de manhã ao levantar, durante o dia, andando pelo caminho e a noite ao deitar. Lembrar de um Deus, que nunca nos esquece, nunca nos abandona, nunca deixa de nos AMAR. Temos que renovar, como crentes e Jesus Cristo, o propósito de não somente lembra-, LO, mas, vive-LO, todos os dias que ELE MESMO, nos conceder a vida. Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.