COMBATENDO O MEDO

COMBATENDO O MEDO

Josué foi um líder e general muito conhecido. Há um livro na Bíblia com seu nome. Ele liderou e organizou a entrada de Israel na terra prometida.

Após a morte de Moisés Deus falou a Josué o seguinte: “O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. Como disse a Moisés, eu lhes darei toda a terra que pisarem…Você nunca será derrotado. Eu estarei com você como estive com Moisés. Nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso porque você vai comandar este povo quando eles tomarem posse da terra que prometi aos antepassados deles.” (Josué 1.3-5)

Diante de tão grande tarefa, Deus confirma sua fidelidade, presença e benção sobre tudo o que Josué viria a fazer. A parte de Deus seria bem feita. A parte de Josué era apenas  confiar em Deus e ir adiante com força e coragem.

Por que Deus disse a Josué “…seja forte e corajoso…?”  Porque Deus sabia da grande responsabilidade que envolvia a tarefa. Sabia também dos medos e temores que subiam ao coração de Josué.

Como Josué, todos estamos envolvidos em tarefas e responsabilidades. Basicamente o início de algo traz temor. Tememos cometer erros e nos expormos ao ridículo; achamos que não somos suficientemente adequados; temos medo da desaprovação de outros.

Quando o medo chega só uma existe uma ação: enfrentá-lo! É preciso “bater de frente” com ele. É preciso atacá-lo com força. Não se pode deixar levar pela emoção.

Medo se enfrenta com fé, força e coragem. Força é o resultado da fé. Fé é viver com convicção todos os conceitos de Deus apresentados em Sua Palavra. Coragem é a prática diária dos conceitos de Deus.

A fé em Deus nos faz fortes e corajosos. Por isso Provérbios 3.5,6 nos diz: “Confie no SENHOR de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência.    Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” Deus sustenta todos os que confiam nEle.

Em quais tarefas, responsabilidades, compromissos você precisa confiar em Deus? Seja lá o que você estiver envolvido o que faz a diferença é crer no que Deus diz e seguir em frente.

Por isso, comprometa-se só com Deus e Ele lhe dará sabedoria, força, coragem, disposição e ânimo para fazer o que precisa ser feito.

Se sua vida estiver rendida totalmente nas mãos do Senhor, você é a pessoa mais segura do planeta. E quem está seguro em Deus não precisa temer nada.