SE PREOCUPAR PARA QUE?

SE PREOCUPAR PARA QUE?

Preocupação é deixar ser absorvido por algo que não se tem controle; é antecipar o que não existe e permitir que o pensamento, o humor e as decisões se travem pelo desassossego mental.

Ao ensinar sobre a preocupação, Jesus ordena o seguinte em Mateus 6.25: “…Por isso eu digo a vocês: não se preocupem…” Jesus é contra a preocupação porque sabe que ela tem poder para destruir a produtividade e a felicidade da vida.

Na prática, preocupar-se é algo inútil e desnecessário. Jesus afirma em Mateus 6.26,27: Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.”

Pense: toneladas e toneladas de sementes são necessárias para sustentar os pássaros do mundo inteiro, e Deus os sustenta. Seria inútil eles se preocuparem com a comida, assim como é inútil você se preocupar com coisas com as quais você não tem controle. A preocupação não muda a sua situação, antes, preocupar com um problema amplia o problema.

Se você quiser definitivamente destruir o hábito da preocupação, em primeiro lugar é necessário que você confie a Deus todas as áreas de sua vida. Entregue definitivamente a Ele tudo o que passa em seu coração. Jesus diz em Mateus 6.32: “…O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso.”

Em segundo lugar, mude a intensidade do seu pensamento. Ao invés de focar no problema, centre-se em Deus e nos Seus interesses. Jesus diz em Mateus 6.33: Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” Faça com que sua vida seja produtiva naquilo que Deus pensa, deseja, anseia e quer. Fazer isso revoluciona a vida.

E por último, você precisa aprender a viver um dia de cada vez. Jesus diz em Mateus 6.34: “Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” Temos apenas o dia de hoje para viver. Por que se preocupar com o amanhã que nem existe?

Na verdade, a intensidade da sua preocupação revela a qualidade da sua fé. Mude de vida!