BUSCA EXISTENCIAL

BUSCA EXISTENCIAL

Salomão foi um grande homem na história bíblica. Em um período de sua vida ele escreveu o livro de Eclesiastes. Ele estava numa busca existencial.

Sua primeira busca por respostas foi através DOS ESTUDOS. Ele diz em Eclesiastes 1.13: “E resolvi examinar e estudar tudo o que se faz neste mundo…” E nessa árdua tarefa ele conclui o seguinte em Eclesiastes 1.14,18: “Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão…Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre.”

Mas Salomão não parou por aí. Ele se deixou governar PELOS PRAZERES. Ele afirma em Eclesiastes 2.1,2: “Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida…” E ele mesmo conclui: …Mas descobri que isso também é ilusão. Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada.”

Continuando em sua busca, Salomão foi dando passos. Ele também SE ENTREGOU A BEBIDA. Ele diz em Eclesiastes 2.3: “Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho…”; ele também se ENTREGOU AS GRANDES REALIZAÇÕES. Ele afirma em Eclesiastes 2.4-6: “Realizei grandes coisas. Construí casas para mim e fiz plantações de uvas. Plantei jardins e pomares, com todos os tipos de árvores frutíferas. Também construí açudes para regar as plantações.”; ele foi adiante e também SE ENTREGOU AO MATERIALISMO. Ele diz em Eclesiastes 2.7: “Comprei muitos escravos e além desses tive outros, nascidos na minha casa. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim.”; Salomão também ACUMULOU DINHEIRO. Ele diz em Eclesiastes 2.8a: “Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei…” E por fim, Salomão se DEIXOU LEVAR PELAS MULHERES. Ele afirma em Eclesiastes 2.8b: “ …e tive todas as mulheres que um homem pode desejar.”

Salomão conclui sua busca existencial dizendo em Eclesiastes 2.10,11: “Consegui tudo o que desejei…Mas…compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito…” Salomão um dia caiu em si!

Mas ao finalizar de seu livro, o grande sábio faz uma tremenda conclusão em Eclesiastes 12.13: “De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.”

Talvez você esteja na busca da existência da vida andando nos mesmos caminhos de Salomão, e também tem experimentado o vazio e a frustração que Salomão experimentou. Mas Jesus afirma em João 14.6: “Eu sou o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA…”. É nEle que encontramos o que a alma tanto busca.

Você não gostaria hoje de voltar-se para Deus como Salomão fez? Uma simples oração agora pode mudar completamente sua história.

Lembre-se: sua existência final só descansa em Deus.