UM CASAMENTO SAUDÁVEL

UM CASAMENTO SAUDÁVEL

Em uma pesquisa feita com cerca de 3000 casais, uma só pergunta foi feita: “o que você considera como sendo os fatores essenciais para um casamento saudável e duradouro?” A cinco principais respostas foram: compromisso um com o outro; uma comunicação eficaz; tempo significativo, capacidade de enfrentar juntos as lutas do dia a dia e colocar Deus como prioridade.

A saúde do casamento, sem dúvida depende dos cônjuge assumirem compromisso um com o outro, independente das circunstâncias; depende de manter um canal de conversa aberta para falar e ouvir; depende de tempo significativo para desenvolver intimidade e companheirismo; depende de manter-se juntos diante dos próprios problemas conjugais, familiares e etc. Mas acima de tudo, depende de Deus. O Seus princípios precisam nortear o casamento.

Deus precisa estar no centro do casamento porque Ele o criou. Em Gênesis 1.27,28 lemos: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, homem e mulher os criou.” O casamento não surgiu do “homem da caverna” e muito menos do desenvolvimento social. O casamento tem sua origem em Deus. Ele o fez e o abençoou.

Ao criar o casamento, Deus diz em Gênesis 2.18: “Não é bom que o homem esteja só”. Isso significa que o casamento resolve o problema da solidão das pessoas, enquanto proporcia oportunidade para estar juntos, conversar juntos, decidir juntos e compartilhar a vida.

É certo de que nem todos os casamentos estão vivendo de forma saudável. Há muitos casamentos doentes. Há casamentos doentes por causa do egoísmo. Cônjuges buscam o “meu” ao invés do “nosso”. E há casamentos doentes por causa do orgulho. Cônjuges que se negam a dizer que errou, pedir perdão e perdoar. Sem dúvida, não há casamento que resista ao egoísmo e ao orgulho.

Se seu casamento falta compromisso, comunicação, tempo junto e capacidade para enfrentar os problemas, o certo mesmo, é que antes de tudo você precisa certificar se Deus está nele. Porque um casamento saudável precisa depender de Deus. Jesus disse em João 15.5: “…sem mim, nada podeis fazer.”

Um casamento saudável começa com Deus e mantém-se em Deus.