OS ATROPELOS DO ORGULHO

OS ATROPELOS DO ORGULHO

Charles Spurgeon afirmou: “ O orgulho pode ser definido como “o pecado” da natureza humana.”Francis Frangipane escreveu: “Deus nunca pode confiar Seu reino para quem nunca foi quebrado em seu orgulho. O orgulho é a armadura da própria escuridão.”

Deus odeia o orgulho. Em Amós 6.8 lemos: “…Abomino a soberba de Jacó…” Em Provérbios 8.13 está escrito: “ O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância…eu os aborreço.” A razão de Seu ódio ao orgulho é porque ele nos impede de receber Seu apoio, ajuda e cuidado.

O sistema de valores do mundo promove sempre as pessoas que se orgulham e ostentam. O mundo não valoriza um coração humilde e submisso a Deus. Por isso somos advertidos em 1 João 2.16: “ Porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a SOBERBA da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.”

O orgulho nos impede de receber as bênçãos de Deus. Somente pela fé em Deus é que podemos receber Suas bênçãos. O orgulho é a fé em si mesmo. Mas a fé em Deus não é a fé em si mesmo; ninguém que anda por seus próprios conceitos e esforços podem receber o favor de Deus. Em Tiago 4.6 somos confrontados: “Deus resiste aos SOBERBOS, mas dá graça aos humildes.”

O orgulho também nos leva a seguir nossos próprios caminhos em vez do caminho de Deus. Orgulho sempre nos faz pensar que não precisamos dos conselhos ou ajuda do Senhor. O Salmo 10.4 afirma: “ O perverso, na sua SOBERBA, não investiga; que não há Deus são todas as suas cogitações.”

O orgulho nos conduz a rejeitarmos a Deus. O certo é que quando rejeitamos a Deus e seus princípios teremos muitos problemas na vida. Provérbios 11.2 nos ensina: “ Quando vem a soberba, então vem a desonra…” Em 16.18 lemos: “ A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda.” E ainda em 29.23 somos exortados: “…o orgulho do homem o abaterá.”

E por último, o orgulho nos faz negligenciar uma vida de devoção a Deus. O orgulho é a raiz principal que nos leva a manter-nos tão ocupado com tantas coisas que não nos permite ter um tempo ouvindo Sua Palavra e buscando Sua presença em oração. E aqueles que não desenvolvem tempo com Deus acreditam que podem viver a vida sem Ele.

Lembremos sempre: boa parte dos atropelos pessoais, relacionais e espirituais da vida tem o orgulho como sua a fonte primaz.

2 comentários em “OS ATROPELOS DO ORGULHO

  1. bom dia,vendo essa msg,vejo que é verdade.se nos deixarmos o orgulho, e se manter firme na presença de Deus ..o mundo seria de outra forma….

  2. Amem Pastor Roberto.

    Palavra que nos exorta, nos adverte e conduz ao nosso verdadeiro lugar; de submissão e dependência de DEUS.

    Forte e saudoso abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.