O PERFIL DO ORGULHOSO

O PERFIL DO ORGULHOSO

Há várias características que definem um orgulhoso. Algumas delas são extremamente gritantes.

O orgulhoso é incapaz de admitir que está errado. Adão em seu orgulho, ao ser confrontado por Deus quanto a seu pecado, disse em Gênesis 3.12: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” O orgulhoso nunca assume a responsabilidade de seus erros e naturalmente culpa os outros por eles.

O orgulhoso recusa fortemente qualquer autoridade. Ele não acata o princípio de 1 Pedro 2.13 que diz: “ Sujeitai-vos a toda instituição humana…” O orgulhoso se opõe a qualquer pessoa que queira nortear sua vida. Ele segue seu caminho enfrentando líderes e superiores. Ele se acha acima da lei e da ordem.

O orgulhoso não é ensinável. Ele sempre tem um argumento, uma opinião, uma ideia, um conceito próprio. O orgulhoso fala muito de si e de seus feitos. O orgulhoso “se acha”. Ele não leva em conta o princípio de 1 Coríntios 8.2: Se alguém julga saber alguma coisa, com efeito, não aprendeu ainda como convém saber.” 

O orgulhoso tem o hábito de criticar os outros. Ele não leva em conta o ensino de Tiago 4.11 que diz: “…não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.”.

O orgulhoso naturalmente se vê e se sente melhor que os outros. Ele se gloria em sua capacidade e oportunidades. Ele ostenta pelo que é, pelo que tem e pelo o que se tornou. Ele não considera em sua vida o princípio de 1 Coríntios 4.7: Pois quem é que te faz sobressair? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te vanglorias…?”

O orgulhoso também está demais ocupado para amar. Ele não obedece ao mandamento ensinado por Jesus em Mateus 22.37,39: “ Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento…Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” O orgulhoso está sempre ocupado demais para focar sua vida em Deus e nos outros. Sua vida é totalmente centrado em si mesmo.

Agora, antes de observar essas características de orguoho em outros, seria muito bom pausarmos nossas vidas e olhar para dentro de nossos próprios corações. E se o orgulho estiver ali, não temamos arrepender e confessar, pedindo ao Senhor que mude nossas vidas e nos faça mais semelhante Aquele que é o exemplo supremo de humildade: O Senhor Jesus Cristo!

Um comentário em “O PERFIL DO ORGULHOSO

  1. Às refeiçoes, era prática dos judeus lavarem os pés e as mãos. A mesa era baixa, aproximadamente, 15 cm. de altura do chão, logo, todos sentavam-se sobre tapeçaria e almofadas e assim faziam suas refeições.
    Na última ceia, preparada num cenáculo, a pedido de Jesus, ele próprio, JESUS, lavou os pés de todos os apóstolos, sendo ELE REI DOS REIS, SENHOR DOS SENHORES. Penso eu que simbolizou o processo de limpeza que temos que nos submeter o tempo todo de nossas vidas, através de admoestações, exortações e aplicação de SUA palavra. Mesmo conhecendo cada um, como nos conhece também, ELE, JESUS, nunca desiste de nós. Sempre que oramos pedindo perdão ELE nos lava com seu sangue precioso, nos preparando para estarmos à mesa com ELE. Louvado seja o nome do Senhor Jesus, para sempre. Amem.

    Forte e saudoso abraço Pastor Roberto, Shalom.

Os comentários estão fechados.