VENCENDO O ORGULHO

VENCENDO O ORGULHO

O orgulho é uma busca de auto reconhecimento e auto-exaltação. O modelo mental do orgulhoso está baseado em si, e em servir a si mesmo.

Pessoas orgulhosas querem desesperadamente ser boas, não para a glória de Deus, mas para a sua própria glória. Elas querem reconhecimento e aprovação pessoal. Elas acreditam que a vida gira em torno delas. O importante sempre é sua felicidade e suas conquistas.

Essa é a razão pela qual J.C.Ryle afirmou: “O orgulho vem de não conhecer a si mesmo e ao mundo. Quanto mais o tempo passa, quanto mais você cresce, e quanto mais você vê, menos razão você encontrará para ser orgulhoso. A ignorância e a inexperiência são os pedestais do orgulho; uma vez que os pedestais são removidos, o orgulho cairá”

É por causa de todo esse lixo na alma que Deus nos exorta através de Paulo em Efésios 4:1-2: “Rogo-vos, pois eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda HUMILDADE…”

O certo é que não podemos nos achegar e experimentar uma intimidade com Deus sem humildade. Somos advertidos em Tiago 4.10:Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. Em 1 Pedro 5.6 lemos: “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.” June Hunt afirmou: “ Quando você tem um coração humilde, você reflete o coração de Deus.

 Mas por que ser humilde? Paulo nos revela a razão em 1 Coríntios 1.28: “…Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são.” E o salmista declarou no Salmo 18.27: “Porque tu salvas o povo humilde, mas os olhos altivos, tu os abates.”

Assim, não podemos viver para Deus e nem experimentar a vida de Jesus em nós, sem sermos humildes. É somente por Jesus que você pode ser transformado do orgulho para a humildade. Sem Ele você não consegue ser humilde. É por isso que ele mesmo declarou em Mateus 11.29: “…aprendei de mim que sou manso e HUMILDE de coração.”

E por fim, nunca devemos esquecer da contundente declaração bíblica em 1 Pedro 5.5 que diz: “…cingi-vos todos de HUMILDADE, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos HUMILDES concede a sua graça.”

É bom lembrar que todos temos sempre uma escolha: ou sermos humildes, ou sermos humilhados.

Um comentário em “VENCENDO O ORGULHO

  1. Olá Pastor Roberto, boa tarde.

    Submetermos nossa estrutura de raciocínio, humano e contemporâneo, onde a alto-exaltação, soa como qualidade que revela segurança e auto-confiança. E nós humilhar diante de Deus, reconhecendo SEU senhorio e soberania sobre nossas vidas. Lembrando que em tudo, dependemos DELE, SENHOR DE NOSSAS VIDAS.

    Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.