COMO ANDA O MEU CORAÇÃO?

COMO ANDA O MEU CORAÇÃO?

Vida saudável tem sido o lema de hoje em dia, ainda que não obstante muitos continuam a descuidar da saúde. O ministério da saúde no Brasil afirma que doenças cardiovasculares causam 30% das mortes no País. Devemos então nos preocupar com uma boa dieta e exercícios físicos contínuos. Mas Deus também quer que cuidemos de nossa saúde espiritual e em especial, o nosso “coração”.

Na Bíblia a palavra “coração” vem do hebraico lebab ou leb, e do grego kardia. O termo ocorre cerca de mil vezes na Bíblia e se torna o princípio antropológico mais comum nas Escrituras, cujo o significado refere-se a pessoa em suas atividades físicas, emocionais, intelectuais e morais. O termo bíblico define o ser humano como um todo.

A Bíblia afirma que por ser tão essencial e precioso, o coração precisa ser guardado. Lemos em Provérbios 4.23: “ Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” E mais, Deus quer que rendamos sem reserva o nosso coração a Ele. Provérbios 23.26 afirma: “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.”

Quais são as principais questões da vida? As principais questões da vida abrangem quem somos, tais como nossas atitudes, desejos, afetos, buscas, motivos, emoções e as palavras que falamos. Provérbios 27.19 diz: “ Como na água o rosto corresponde ao rosto, assim, o coração do homem, ao homem.” O ensino principal desse versículo é que se nós olharmos para um lago, perfeitamente veremos o reflexo de nossos rostos, porque a àgua reflete quem somos. Assim, quando Deus quer saber quem somos, Ele olha para dentro de nossos corações.

A verdade é que se nós realmente nos importamos com o estado de nossos corações, sem dúvida tomaremos todo o cuidado com os nossos olhos – com aquilo que estamos vendo – e com os nossos ouvidos – aquilo que estamos escutando.

Sendo o coração a “ fonte da vida” é extremamente importante triar o que entra nele. As condições dos nossos corações serão plenamente afetados para o bem ou para mal, na proporção que fazemos escolhas com o que entra por nossos olhos e ouvidos. Daí, é preciso muito critério, especialmente no uso do entretenimentos ao nosso redor (TV, internet, sites de relacionamentos etc).

Um coração mal guardado permite o lixo entrar e causa a morte direta da fé, da alegria, do casamento e família e, acima de tudo, do relacionamento com Deus. Por isso, pergunte sempre: Como anda o meu coração?

Um comentário em “COMO ANDA O MEU CORAÇÃO?

  1. om Olá Pastor Roberto, bom dia!!!

    Realmente, num mundo hedônico, onde se procura um contrapeso emocional para compensar o rigor da sociedade do “sucesso”, não raramente recorre-se a tudo que é oferecido nas mídias e nas rodinhas escarnecedoras.

    Temos sim que enfrentar tudo isso, ou seja, todas as improperes do tempo presente, a luz do Salmo 1. “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite”. Logo, nosso caminho de realização não são as estruturas que o mundo oferece, mas sim, as delícias de uma comunhão plena com nosso DEUS ETERNO.

    Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.