A QUESTÃO É O CORAÇÃO

A QUESTÃO É O CORAÇÃO

Alguém disse sabiamente: “O coração do problema é o problema do coração.”

 O coração é muito importante na Bíblia porque Deus está profundamente interessado com a condição interior de cada pessoa. Ele diz em 1 Samuel 16.7: “Porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.”

 A realidade é que o coração de cada um de nós é extremamente propenso ao engano. Em Jeremias 17.9 lemos: “ Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” E o Senhor olha e vê tudo que está dentro de nós. O versículo 9 afirma: “ Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.”

Por que que o coração é tão importante? Porque todas as questões da vida procedem do coração. O que fazemos em palavras e atos é antes de tudo um produto do que somos no nosso interior. Jesus afirmou em Mateus 6.21: “Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.”

No Sermão do Monte, o Senhor Jesus fala fortemente contra a hipocrisia externa. Aquela que é orientada com base no desempenho exterior da religião. O alvo de Jesus foi o grupo religioso dos fariseus. No texto de Mateus 5.17-48, Jesus por seis vezes usa expressão “ Ouvistes que foi dito….Eu, porém, vos digo…” Ele faz isso para contrastar o seu ensino com a abordagem externa e falsa ensinada pelos fariseus em relação ao Antigo Testamento. Jesus chama a atenção de que os preceitos morais ensinados por aqueles líderes religiosos não tinham base alguma na Palavra de Deus e eram apenas uma religiosidade externa.

Deus não está preocupado com religiosidade externa. Ele se preocupa com o interior das pessoas. O relacionamento autêntico com Deus passa primeiramente pelo interior de cada um de nós. Não adiante dizer algo, cantar algo, frequentar um local de culto a Deus, mas a vida por dentro continua tudo errado. Jesus chama isso de “hipocrisia”. Nossa caminhada com Deus é uma questão do coração. Quem adultera, adultera primeiro no coração; quem rouba, rouba primeiro no coração; quem mata, odeia primeiro no coração. O coração é tudo!

Portanto, se você quiser realmente andar com Deus, você precisa aprender a expor seu coração diante dEle; precisa se colocar em Sua presença para que Ele o sonde totalmente. É acima de tudo, você precisa estar muito mais atento para quem você é por dentro.

A questão é o coração! E com está o seu coração hoje?

Um comentário em “A QUESTÃO É O CORAÇÃO

  1. Olá Pastor Roberto, boa tarde.

    Realmente o coração é o depositário de muitos sentimentos, “segredos” que jamais ousamos contar. Más Deus sabe de todas as coisas, ELE sonda nossos corações, e ao confessarmos, SEU SANGUE TEM TODO PODER DE NOS LAVAR, LIMPAR E começarmos um tempo novo na SUA EXCELSA PRESENÇA.

    Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.