FALANDO A VERDADE

FALANDO A VERDADE

Pesquisas revelam que 20% das pessoas mentiriam para ganhar mais dinheiro; 25% mentiriam para poder manter a aparência; 30% mentiriam no preenchimento do formulário de emprego para ocupar um espaço no mercado de trabalho; 46% conhecem um amigo(a) que já enganou e mentiu para o cônjuge; 51% disseram que as pessoas não são hoje mais honestas do que eram há dez anos; 60% disseram que mentiriam para se livrar de uma situação de embaraçosa.

Outra pesquisa faz a seguinte pergunta: para quem você mentiu regularmente? 86% disseram – para os pais; 75% para os amigos, 61% para os patrões; 59% para os filhos; 73% para irmãos e irmãs e 69% para os cônjuges.

A Bíblia diz 1 Coríntios 13.4 que “o amor se alegra com a verdade.” Em Efésios 4:15, Paulo diz: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” Esses textos nos ensina que devemos falar amorosamente a verdade sobre tudo – falando a verdade, tratando com a verdade e vivendo em verdade. Relacionamentos estáveis são mantidos com base na verdade e honestidade.

São muitos que fazem da desonestidade seu lema de vida e estão colhendo tragédias em sua vidas e seus relacionamentos. É certo que nenhum casamento, nenhuma família, nenhuma empresa, nenhum governo e nenhuma sociedade pode lidar com desonestidade sem entrar em falência. Todas as excelentes relações são construídas com base na confiança. Construir confiança vem por falar a verdade. Confiança e verdade andam juntas. Portanto, pessoas que não são confiáveis são destruídas pela sua própria desonestidade.

Relacionamentos saudáveis desenvolvem com base na verdade. O sábio disse em Provérbios 10.10: “Quem esconde a verdade causa problemas.” Que tipo de problemas? Amargura, ressentimento, desconfiança, dúvidas etc.

A conseqüência mais grave do esconder a verdade é a superficialidade nos relacionamentos. Você não pode ser íntimo de uma pessoa escondendo dela a verdade. E por que escondemos a verdade? Porque somos covardes. Queremos evitar conflitos. Dizemos para nós mesmos: “Se eu disser a verdade às coisas vão piorar.” O mundo em que vivemos quer apenas manter a paz a qualquer custo e por isso faz uso da mentira. Quem não valoriza relacionamentos com certeza não considerará a verdade. A verdade é uma aliada para quem considera o cônjuge, os filhos, os parentes e os amigos.

A verdade precisa ser praticada. Quando ela é dita com amor, pode até doer, mas é benéfica. Por isso, valorize seus relacionamentos. Viva e fale a verdade a bem de seu relacionamento com Deus e com as pessoas.