ACHANDO DESCANSO

ACHANDO DESCANSO

Há uma frase muito comum no nosso dia a dia: “estou cansado”. Essa terminologia não necessariamente significa uma fadiga física, mas algo que faz com que a vida seja um fardo e um peso. Por vezes não há uma definição clara mas esse estado da alma poderia ser traduzido como um desânimo constante, uma falta de esperança e perspectiva, um sentimento de que algo está faltando. A alma sente-se vazia, cansada e busca descanso.

Jesus em todo o seu ministério estava sempre convocando as pessoas para se aproximarem dEle a fim de receberem o descanso para a alma. Em Mateus 11.28-29 Ele faz um convite maravilhoso: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jogo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.”

O convite de Jesus não expirou a validade. Ele continua hoje convidando as pessoas “cansadas” e “sobrecarregadas” para receberem o descanso que elas tanto buscam e necessitam. Na verdade, a única qualificação que Jesus exige para dar descanso é que as pessoas estejam realmente “cansadas” e “sobrecarregadas”.

Jesus, espiritualmente abre seus braços para receber, abençoar e transformar a todos que se achegam a Ele.

Ir em direção a Jesus e aceitar seu descanso é em primeiro lugar reconhecer de que realmente está “cansado” e “sobrecarregado”. Em segundo lugar é uma declaração pessoal de que as próprias tentativas de gerenciar a vida e tentar produzir o auto descanso não funcionaram. Houve consciência de que a vida ficou ingovernável. Em terceiro lugar é também um declaração de um ato de fé. Ir a Jesus e pedir Seu descanso é simplesmente crer e dizer: “ Senhor, creio em Ti…ajuda-me!” 

O resultado final e prático para todos aqueles que aceitam o convite de Jesus é que eles recebem dEle descanso e alívio. A agonia, o fracasso, o medo, a culpa e a tensão, cede a paz. O pecado é perdoado. O peso é tirado. A alma encontra-se com o Criador e a harmonia torna a vida. Tudo torna-se leve. A alma respira. A vida flui.

Os que recebem o descanso de Jesus precisam agora apenas a aprender a trazer tudo para Ele, a cada instante e em cada ocasião. Não há necessidade de se viver mais ansioso, estressado, angustiado e deprimido. Os problemas da vida tornam oportunidade para aprender a viver dia após dia o descanso que Ele dá para o hoje e para a eternidade.

O teólogo A.W.Pink afirmou: “Enquanto estivermos ocupados com qualquer outro objeto que não seja o próprio Deus, nunca haverá nem descanso para o coração e nem paz para a mente.”

Assim, descanse hoje sua alma em Jesus!