ESPERANÇA, SÓ EM DEUS!

ESPERANÇA, SÓ EM DEUS!

Em 586 a. C., conforme as diversas profecias do profeta Jeremias avisando ao povo a abandonar a idolatria e rebeldia contra Deus, o exército de Nabucodonozor cercou e invadiu a cidade de Jerusalém. Os muros da cidade, as casas e os edifícios públicos foram incendiados A pior destruição foi o Templo de Jerusalém; o orgulho nacional do povo de Israel. Os que não morreram foram deportados para a Babilônia e apenas um povo pobre ficou na terra. Foi um tempo de tristeza e grande lamento.

O profeta Jeremias, após a destruição total da cidade, passeia por ela e dominado por uma grande tristeza depressiva escreve o livro bíblico de Lamentações. Mesmo diante de uma indescritível dor, o profeta, no capítulo 3 derrama toda sua esperança em Deus. Ele afirma nos versículos 21-24: “Quero trazer à memória o que me pode dar ESPERANÇA. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, ESPERAREI nele.”

Jeremias estava consciente que sua esperança só poderia estar em Deus. Ele sabe que a nação pecou e fora rebelde, desafiando o Senhor com suas práticas repugnantes. Jeremias se lembra que a presença de Deus não foi embora por causa da infidelidade do povo. Ele entendeu que o pequeno remanescente que não havia sido destruído, revelava assim a misericórdia e fidelidade de Deus. E se Deus, ainda que pouco, estava agindo, havia esperança.

Alguém definiu que esperança é “crer que o amanhã será melhor que o hoje. E que depois de amanhã será melhor que o amanhã“. Há sempre esperança em Deus para qualquer pessoa em qualquer momento. Toda a Bíblia, a Palavra de Deus foi escrita para que por meio dela o coração conheça e se encha-se do Deus da esperança. Paulo escreveu em Romanos 15.4: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.”

Se como Israel, você um dia desviou-se de Deus e perdeu a esperança, volte-se novamente para Ele, agora. Sua vida mudará! E se as tribulações chegaram, alimente sua alma com a Palavra de Deus todos os dias para encher-se de esperança nEle. Toda a dor passará! Confie!

Aprenda a manter sua esperança, só em Deus.