A PAZ NO MEDO

A PAZ NO MEDO

Medo é o resultado externo de uma turbulência emocional interna. Dizem os estudiosos que há cerca de 200 tipos de medos, alguns são até hilários, como a “retrofobia” (medo de retornar ao trabalho depois de um feriado) ou “alektorofobia” (medo de galinhas). Mas a campeã dos medos é a “monofobia” (medo da solidão).

Os efeitos dos medos são terríveis para a saúde. Eles trazem palpitações, tonturas, suores frios, pânico e depressão. Eles isolam a pessoa, fazendo-o só; eles afetam o sistema autoimune e levam a sérias doenças cardíacas.

Em João 20.19 lemos sobre o medo dos discípulos de Jesus: “Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!”

 No final do dia em que Jesus ressuscitou, o primeiro dia da semana, os discípulos se reuniram. Eles se encontram para se apoiarem mutuamente. Ao entrarem na casa, trancaram a porta. Eles estavam com muito medo dos judeus. Esse medo veio depois a crucificação de Jesus. Eles temiam ser também perseguidos. E no meio do medo, Jesus entra pela porta trancada. O Seu corpo ressurreto não estava mais sujeito ou preso às condições normais da vida humana.

E ao entrar as primeiras palavras que lhe saem são: “Paz seja com vocês!” Jesus traz-lhes a paz no meio do medo. Sua presença retornou; não a mais lugar para o medo. Ele conquistou a morte. A paz e a tranquilidade da alma volta a reinar. Sempre onde Jesus está, há paz.

O medo trava nossas vidas. O medo atropela a fé em Deus e lança luz à incredulidade, o rancor, a mágoa, a ingratidão. Onde há o medo, não há uma alma em paz. O medo arruína e devasta.

Deus não quer que você viva uma vida cheia de medos. Existem cerca de 365 passagens na Bíblia com a frase: “Não temas”. Uma para cada dia do ano.

A Bíblia diz em 1 João 4.18: No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” Em 1 João 4.16 lemos que “Deus é amor” Assim, quando estamos cientes da pessoa, da presença e do poder do Deus de amor, não há espaço para o medo. Quanto mais seu coração preencher de Deus, menos medo você terá. Você pode estar temendo uma situação na qual não tem controle, mas o Deus de amor tem todo o controle.

Se você está com medo de algo, como aqueles discípulos estavam, vá a Jesus e receba a Sua paz. Vá a Ele e desfrute de Sua paz. Ouça também a Sua voz: “Paz seja com vocês!” Só Ele traz a paz no medo.