DEPENDER DE DEUS

DEPENDER DE DEUS

Fomos criados para depender de Deus. O primeiro pecado foi um grito de independência de Deus e os resultados continuam até hoje de forma amarga e catastrófica na raça humana.

Em vários trechos da Palavra de Deus somos chamados a depender dEle. Devemos depender de Deus quanto a nossa salvação. Paulo afirmou em Efésios 2.8,9: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.” Devemos também depender de Deus quanto a forma de dirigir a vida. Em Tiago 1.5 aprendemos: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” Na verdade devemos aprender a depender de Deus em tudo e para tudo nessa vida. Em Provérbios 3.5,6 somos advertidos: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Depender de Deus não significa que devemos nos manter inertes ou inativos, ou ainda passivos e irresponsáveis. Depender de Deus significa que nenhuma decisão na vida será tomada sem oração e sem averiguar o que Palavra de Deus diz.

Depender de Deus também não significa agir de forma estúpida. Em Mateus 4.5-7 Jesus não precisou pular do pináculo do Templo para “provar” que dependia totalmente de Deus. Essa seria uma atitude insâna e descabida.

Sendo práticos, demonstramos nossa dependência total de Deus quando, por exemplo, estamos doentes indo ao médico e tomando o medicamento indicado. Ou ainda, quando desempregado organizamos um excelente curriculum e o enviamos as empresas de “RH”, colocamo-o no “linkedin” ou ainda o entregamos diretamente onde desejamos ser empregados. Depender de Deus não nos exime de fazer muito bem nossa parte.

Estamos certos também de que há horas na vida em que não temos mais nada a fazer a não ser nos lançar pela fé nas mãos de Deus. Em Daniel 3 Sadraque, Mesaque e Abede-Nego foram lançados numa fornalha ardente de fogo porque decidiram confiar em Deus e não adorar a estátua construída por Nabucodonozor. Eles foram libertos de forma miraculosa. Mas em Mateus 14, João Batista foi decapitado por dizer a verdade a Herodes, ainda que sua vida sempre estevisse em na plena dependência de Deus.

Deus é honrado quando você depende totalmente dEle. Jesus disse em João 15.5: “…sem Mim, nada podeis fazer.” Por isso, seja lá o que for; seja em que situação estiver; seja o que estiver fazendo ou desejando, dependa totalmente de Deus.

Depender de Deus é a forma mais segura de viver.