A BATALHA COM A MENTE

A BATALHA COM A MENTE

Diário e constantemente somos bombardeados em nossas mentes com uma série de pensamentos. Quando esses são mantidos e alimentados de forma errada, as ações insânas ocorrem.

O principal campo de batalha da vida está na mente. Pensamentos soltos é um perigo. Precisamos rapidamente capturá-los e subjulgá-los. Eles nascem especialmente em tempos ociosos ou de folga. São momentos em que falamos conosco mesmo, ouvimos a nós mesmos e nos auto preocupamos. Paul Tripp afirmou: “Ninguém é mais influente na sua vida do que você. Porque ninguém fala mais com você do que você mesmo.”

Nossas mentes são capazes de nos guiar naturalmente a pensamentos mentirosos, sórdidos, desonestos, impuros, odiosos, desonrosos, indignos, condenáveis e destrutíveis.

A Bíblia, por sua vez, nos ensina a lidar com o pensamento e nos ensina a pensar de forma correta. Em Filipenses 4.8 lemos: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Quando o texto diz: “…pensem nessas coisas”, isso revela que há coisas que devemos pensar e não pensar, enquanto nos mantemos diretores e guias de nossos pensamentos.

Não podemos deixar que qualquer pensamento nos molde; precisamos controlá-lo e guiá-lo. Um pensamento errado precisa ser substituído por um pensamento correto: mentira precisa ser substituída por verdade; ódio por amor; preocupação por confiança; orgulho por humildade; auto segurança por dependência de Deus.

Pensamentos errados produzem desassossego na alma. E quando a alma se aflige tudo desmorana: saúde, relacionamentos, família, produtividade etc. O salmista quando vivenciou a inquietude de si mesmo disse no Salmo 116.7: “Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!”

Quando os pensamentos querem nos ordenar e nos dirigir, precisamos fazê-los calar; precisamos ancorá-los na pessoa de Deus e em suas verdades. Essa era a atitude do salmista no Salmo 119.104: “Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.” O salmista também diz no Salmos 119.65: “Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar.”

Na batalha com a mente você não pode abdicar de Deus e de Sua Palavra. Jesus disse claramente em João 17.17: “Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a verdade.” E é por meio dela que você aprende a pensar de forma verdadeira, nobre, correta, pura, amável, justa, sensata e altruísta.

Centrando em Deus e em Sua Palavra todo o pensamento vil e sujo é higienizado. Por isso, na batalha com a mente, aprenda a pensar os pensamentos de Deus.

Um comentário em “A BATALHA COM A MENTE

  1. A batalha na mente é fomentada pela nossa natureza Adâmica. Não obstante termos aceitado Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, não deixamos de ser o homem caído no Edeú.. A luta é contínua, constante, há de se somar a ação do nosso adversário que lança dardos inflamados, para nos subtrair a atenção e nos emboscar. Só agimos e reagimos nos padrões do Senhor, quando temos uma vida de oração e constante leitura da palavra. Quando no nosso cotidiano temos um tempo de excelência com o ETERNO, quando vigiamos e nos deixamos conduzir pelos padrões de JESUS. SHALOM.

Os comentários estão fechados.