A CONSCIÊNCIA

A CONSCIÊNCIA

Um certo homem cometeu uma grande fraude na empresa que trabalhava. Sua consciência não o deixava dormir. Para aliviá-la escreveu à empresa o seguinte: “Envio anexo uma parte do valor que fraudei a empresa. Caso não consiga dormir em paz hoje à noite, enviarei mais uma parcela amanhã.”

A consciência aprova e reprova o que fazemos. Gordon Olson afirmou: “Tudo o que fazemos procede de uma decisão da vontade, envolve nossa inteligência e percepção, leva à reações emocionais ou experiências, é aprovado ou reprovado pela consciência, e está registrada na memória em perspectiva completa.”

A voz da consciência precisa ser ouvida. Segundo a Bíblia a consciência é uma poderosa voz que avalia moralmente os atos, os pensamentos, os planos, os desejos, as opiniões, os interesses, as vontades e as reações. Por vez ela pode sussurrar, debater, discutir e até gritar conosco.

Em João 8 os saduceus e fariseus trouxeram a Jesus uma mulher pega em adultério. Usando o Antigo Testamento, esses homens aproveitaram a oportunidade para tentar desqualificar Jesus. Ele simplesmente disse a eles: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.” Mas eles acusados pela consciência, saíram e foram embora (João 8.7,9).

A consciência é um meio pelo qual Deus nos fala, porque Ele a implantou em cada ser humano. Em Romanos 2.15 lemos: “Estes mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos, mutuamente acusando-se ou defendendo-se.” Através da consciência, Deus escreveu sua Lei em nossos corações. Por ela, Deus nos confronta com nossos erros e pecados, e nos leva ao arrependimento e nos conduz ao perdão.

A sua consciência hoje lhe deixa desconfortável? Talvez ela esteja lhe dizendo: “não vá a tal lugar; não ande com tais pessoas; não leia isso; não assista tal programa na TV; fuja desse site; não minta.” Talvez você está tentando calá-la. Mas a consciência apenas está lhe dizendo: “pare com isso e mude de vida”.
Sua consciência lhe diz que você precisa dar um passo em direção a Deus. Davi nos diz no Salmo 32.3-4: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.”

Somente a verdadeira confissão diante de Deus pode libertá-lo de uma consciência culpada. Austin Phelps escreveu: “ Uma consciência disciplinada é o melhor amigo do homem. Ela pode não ser a mais amável, mas é o seu mais fiel do monitor.”
Faça isso agora, viva com uma consciência tranquila diante de Deus e diante dos homens.

Não cale sua consciência!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s