A ARROGÂNCIA DOS ARROGANTES

A ARROGÂNCIA DOS ARROGANTES

Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É Fingir-se de humilde; é não aceitar o erro; é não pedir desculpas quando erra. A Arrogância é filha do orgulho, irmã da soberba, prima da altivez, amiga da vanglória e parceira da jactância.

Pessoas arrogantes são extremamente vaidosas. Elas tem um espírito altivo. Elas se acham mais que os outros. Uma das demonstrações da vaidade é que elas nunca estão dispostas a ouvir. Rubens Alves escreveu: “Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade…”

Pessoas arrogantes nunca estão dispostas a aprender algo novo. Elas odeiam ser ensinadas. Elas se acham superiores. Mark Baker afirmou: “A arrogância que nos leva a acreditar que somos superiores aos outros, tem origem no medo de sermos inferiores.”

O arrogante nunca se contenta em ser comum. T.S.Eliot afirmou: “A maior parte do problema no mundo é causada por pessoas que querem ser importantes.” E não é atoa que num texto judaico está escrito: “A arrogância é o reino – sem a coroa.”

Os arrogantes são indiferentes, intolerantes, insubmissos, gostam de fazer as coisas de seu jeito, desprezam e desdenham, falam de forma insolente e desacatam as pessoas. O arrogante é pedante. Eles gosta de esnobar. Eles se gaba e tem uma opinião exagerada de si mesmo.

Diante de Deus a arrogância é pecado. As palavras arrogância, arrogante, orgulhoso e altivez, são mencionadas mais de 200 vezes na Bíblia. Arrogância é um pecado sutil. Ela é pouco citada nas confissões.

Os arrogantes não passam desapercebidos por Deus. Ele os vê. O Salmo 138.6 afirma; “Embora esteja nas alturas, o Senhor olha para os humildes, e de longe reconhece os arrogantes.” Deus não somente vê os arrogantes, mas Ele os trata com rigor. Em Isaías 2.17 lemos: A arrogância dos homens será abatida, e o seu orgulho será humilhado…”

Enquanto Deus despreza o arrogante, Ele abençoa os humildes. Em Tiago 4.6 aprendemos: “…Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”. Em Provérbios 29.23 lemos: “O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.”

O mais sensato a se fazer na vida é seguir o sábio conselho que está 1 Pedro 5.6: “…humilhem-se debaixo da ponderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido.”

A arrogância apodrece a alma. Certas são as palavras: Ou o arrogante se humilha diante de Deus, ou Deus O humilhará em sua arrogância.”

É uma incoerência dizer-se de Jesus e ser arrogante. Jesus diz de si mesmo em Mateus 11.29: “…aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração.”

A verdade é que se você se diz seguidor de Jesus e é arrogante, ou você não é, acha que é, ou ainda não entendeu o que realmente significa seguir o humilde Jesus.