A INTIMIDADE COM DEUS

A INTIMIDADE COM DEUS

Deus nos criou para termos um relacionamento de plena intimidade com Ele. A frase “intimidade com Deus” soa como um conceito estranho. Como posso ter intimidade com alguém que não vejo, não ouço e não toco? Como posso ter intimidade com alguém com quem não passeio no shopping, não tomo café e não dou um abraço?

O Deus que a Bíblia apresenta não é tão transcendente, tão exaltado, tão longe, tão abstrato, tão inatingível, tão intocável que ninguém possa conhece-Lo e ser íntimo dEle. O Deus da Bíblia é retratado como uma pessoa próxima, presente, acessível, pronta e disposta a se relacionar.

Em 1 João 4.8 a Bíblia afirma que “Deus é amor”. Em João 3.16 diz que “…Deus amou o mundo (pessoas)”. Deus é uma pessoa que expressa sentimentos para com suas criaturas. O amor é um de Seus principais atributos. Deus ama! E porque Deus ama, Ele desenvolve relacionamentos de profunda amizade com os que O buscam. Em Jeremias 29.13 o próprio Deus declara: “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.”

A Bíblia deixa claro que é totalmente possível se ter amizade e intimidade com Deus! Por exemplo em Provérbios 3.32 somos informados que “…o justo é Seu grande amigo…” Em Isaías 41.8 Deus chama Abraão de “…meu amigo.” Em Tiago 2.23 diz que “Abraão creu em Deus…e ele foi chamado amigo de Deus.” Assim, todos podemos nos tornar íntimos e “amigos de Deus.”

 A Bíblia apresenta pelo menos três passos básicos e simples para se ter intimidade com Deus.

O primeiro passo para a intimidade com Deus é crer em Jesus, Seu Filho Amado. Em João 14.6 Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” É somente por Jesus que a via de intimidade e amizade com Deus se torna garantida. Quem creu e recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador tem acesso íntimo ao Pai; não precisa de mediador.

O segundo passo para a intimidade com Deus é a obediência. Quem obedece a Jesus demonstra que O ama. E quem O ama experimentará um profundo relacionamento com Deus Pai. Jesus afirmou essa verdade em João 14.21: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”.

O terceiro passo para a intimidade com Deus é a oração. Em Jesus o caminho está aberto, e pela oração a intimidade é efetivada. Essa verdade é confirmada em Hebreus 4.16 que diz: “…aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”

É possível sim ter intimidade com Deus. O que você precisa saber é se Jesus é Seu Senhor e Salvador, se você está em obediência a Ele, e se você está orando.

A intimidade com Deus está ao meu alcance e ao seu alcance.

2 comentários em “A INTIMIDADE COM DEUS

    1. Um abraço Marli…fique à vontade para ler e compartilhar. Esses conteúdos são enviados também por áudio, via WhatsApp. Um abraço!

Os comentários estão fechados.