A INSATISFAÇÃO

A INSATISFAÇÃO

Desde o início da criação sempre houve uma atitude de insatisfação. E tudo começou com um anjo chamado Lúcifer. Em um determinado tempo ele ficou insatisfeito com sua posição na criação de Deus. Sua insatisfação o levou a liderar uma rebelião contra o Altíssimo e um enorme número de anjos se juntaram a ele em sua busca frustrada de derrubar o Trono de Deus. Por sua rebelião, ele e seus seguidores foram expulsos do céus. Desde aquele dia ele tem sido conhecido como “Satanás” (“o adversário” ) e “diabo” (“o enganador” ). Ele tem sido o inimigo implacável de Deus, de Suas obras e de Suas criaturas. Todas essas verdades podem ser conferidas nos textos: Isaías 14.12-15, Ezequiel 28.11-19 e Apocalipse 12.7-9.

Desde sua queda, Satanás tem insuflado a insatisfação no mundo. Em Gênesis 3, sua primeira ação veio no Jardim do Éden, quando semeou a insatisfação no coração de Eva. Por destruir o caráter bondoso de Deus, Satanás levou Eva a pensar que Deus de alguma forma estava tentando enganá-la, por impedi-la de se tornar uma pessoa “ como Ele”. Eva, por insatisfação, tomou do fruto proibido e comeu, deu a Adão que também o comeu. A semente da insatisfação trouxe a colheita amarga da desobediência, que levou à perda do paraíso e da entrada do pecado em nosso mundo. E assim, desde aquela primeira insatisfação, todos nos tornamos pecadores e seres insatisfeitos.

A insatisfação sempre diz: “Eu mereço algo melhor do que isso”, e ela manifesta alguns sinais básicos: 1o ) A inveja: a incapacidade de se alegrar com o sucesso dos outros. 2o) A ambição descontrolada: o desejo de vencer a qualquer custo, mesmo que pisando nos outros. 3o) O espírito crítico: a tendência de julgar, fofocar e prejudicar o outro. 4o) A reclamação: a disposição de se desculpar e culpar os outros, ou as circunstâncias ruins pelos os próprios problemas. 5o) Explosões de raiva: palavras iradas que são ditas por expectativas que não foram satisfeitas.

A insatisfação só pode ser vencida pela a gratidão a Deus. Davi demonstra seu exemplo de gratidão em 1 Crônicas 29.11,13 : “Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu….Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso nome.”

Que a oração de George Herbert seja a nossa sempre: “Oh Senhor, Tu tens me dado tantas coisas, dê-me mais uma coisa apenas: um coração grato.”

Liberte-se da insatisfação através da gratidão a Deus.