MATURIDADE ESPIRITUAL

MATURIDADE ESPIRITUAL

Sabemos por experiência que um diagnóstico médico sobre uma determinada doença e uma conversa do médico sobre a doença com o paciente não fará que o mal da doença, desapareça. Toda doença precisa de tratamento. O diagnóstico da doença deve conduzir o médico a uma ação adequada. Assim também, ninguém se tornará uma pessoa madura espiritualmente, simplesmente porque sabe o que deve fazer, ou ainda porque está exposta as verdades de Deus. Maturidade espiritual é um resultado direto em aplicar as verdades de Deus em todas as áreas da vida.

Deus não quer que os que nasceram pela fé em Cristo Jesus se tornem eternamente crianças espirituais; que vivam de “leite espiritual” para o resto de sua vida. Deus quer que eles sejam maduros. Em Hebreus 5.12-14 lemos: “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, aten­dendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, ne­cessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimen­ta de leite é inexperiente na palavra da justiça, por­que é criança. Mas o alimento sólido é para os adul­tos, para aqueles que, pela prática, têm as suas fa­culdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” O problema desses cristãos hebreus não é que eles não ouviram a verdade. O problema é que eles não a obedeceram. Ouvir, aprender e não obedecer e aplicar, é igual a “zero” na vida espiritual.

A prática da Palavra é o verdadeiro sinal de maturidade espiritual. Há muitos que fazem algo excelente, por exemplo chegam a igreja, enchem seus cadernos de notas, participam de conferências e mais conferências, cursos e mais cursos, mas o problema é que eles não praticam o que ouvem. Elas continuam ainda tendo problema com a fofoca, são pessoas mal humoradas, irresponsáveis, difíceis no trato etc. E por que agem assim? Porque eles não entenderam que o mais importante para Deus não é conhecimento, é a pratica da Palavra de Deus. A pessoa madura é aquela que pratica o que ouve. Estar exposto ao ensino bíblico não resolve o problema. A maturidade espiritual vem quando se ouve, absorve e pratica a Palavra de Deus.

Por outro lado, é preciso estar ciente de que a maturidade espiritual não é algo instantâneo. Não há fórmula que produza cristãos maduros da noite para o dia.

Sempre que você estiver exposto ao ensino da Palavra de Deus, pergunte a si mesmo: “como posso praticar essa verdade ensinada em minha vida?”

Lembre-se das palavras de Leonard Ravenhill: “ Maturidade espiritual vem da obediência, e não necessariamente da idade.”

Um comentário em “MATURIDADE ESPIRITUAL

Os comentários estão fechados.