VIVA SIMPLES!

VIVA SIMPLES!

O homem moderno vive frustrado e doente diante da realidade de um mundo competitivo e materialista cuja a demanda constante é fazer algo, e ter algo para ser alguém.

Essa estrutura social enferma tem moldado padrões e valores que leva pessoa, por exemplo, a sentir vergonha se não estiver usando a roupa tal, andando com pessoal tal, dirigindo o carro tal ou morando no lugar tal.

A raiz desse engano social que estabelece e define pessoas com base em valores distorcidos, impede de se viver uma vida simples, contente e alegre com o que é, se tem ou se tornou. O cerne da questão é que por vezes luta-se para possuir coisas que não necessita, para mostrar a pessoas que nem conhece e tendo que pagar com um dinheiro que nem se tem.

Jesus afirmou em Lucas 16.15: “…Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. O princípio estabelecido por Jesus nessas palavras é que por traz de um materialismo desenfreado está o pecado da ganância: o desejo egoísta de possuir pelo possuir. E mais, Jesus nos choca de forma objetiva e reflexiva ao afirma que “…a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”, ou seja, ninguém deve ser definido com base no que se tem, é ou se tornou.

A proposta de Jesus é a vida simples. Ele viveu de forma simples. Sua simplicidade começou por dentro e se mostrou por fora de forma coerente e cativante. A simplicidade de Jesus gera liberdade, alegria e equilíbrio.

O desafio é: Viva simples!

Mas como viver um vida simples de forma prática? 1o) – Aprenda a comprar as coisas por sua utilidade e não por “status” ou glamour. 2o) – Recuse ser escravo de coisas que lhe estejam viciando. Reduza comida, bebida, diversão, entretenimento, compras, tecnologia ou qualquer coisa que lhe vicie. 3o) – Crie o hábito de doar coisas. Desacumule! Pare de comprar e doe mais. 4o) – Desfrute das coisas sem possuí-las. Por exemplo, aproveite a praia sem achar que você tem que comprar um pedaço dela. 5o) – Alegre-se na natureza que Deus criou. Aprenda a ouvir os pássaros, ver as folhas, os frutos, as flores; sinta a textura, o cheiro; encante-se com a natureza. 6o) – Cumpra a ordem Jesus em Mateus 6.34: “Buscai, pois em primeiro lugar o Seu Reino e Sua justiça.” Priorize Deus! Tudo na vida depende de manter em primeiro lugar o que realmente é “primeiro”. Nada deve vir antes de Deus, e nem mesmo o desejo de um estilo de vida simples. A simplicidade torna-se idolatria quando precede a busca do próprio Deus.

Richard Byrd, após meses de solidão no estéril Ártico, escreveu no seu diário: “Estou aprendendo… que um homem pode viver intensamente sem grande quantidade de coisas.”

Viva simples!

Um comentário em “VIVA SIMPLES!

Os comentários estão fechados.