OS FRACOS

OS FRACOS

Mentimos para nós mesmos quando nos achamos fortes. Achamos que somos fortes o suficiente e na verdade até queremos ser vistos assim. Essa suposta força é por vezes manifestada pelo fato de não buscarmos ajuda, conselhos e auxílio quando nos sentimos fracos.

Quando vamos aprender que somos fracos? Esse discurso da fraqueza bate contra toda a filosofia diária que procura dizer: “seja forte”; “não chore”; “enfrente”; “vá adiante”; “você pode”. Mas todos sabemos que numa hora as palavras de positivismo perdem o efeito, e aí temos que sair a procura de alguém ou algo para nos ajudar.

Quando vamos dizer que somos fracos? Quando vamos reconhecer que não dá mais? Quando vamos afirmar que o limite chegou? Quando?

Na Bíblia, a prosperidade humana começa no reconhecimento de que precisamos de Deus; que somos fracos sem Sua orientação, presença, auxílio, ajuda e apoio. Não fomos criados para sermos independentes de Deus. O salmista reconheceu sua fraqueza e necessidade de Deus ao dizer no Salmos 103.1:“Das profundezas clamo a ti, SENHOR.” 

Através da leitura do livro dos salmos, aprendemos o poder e a importância da dependência de Deus; aprendemos sobre o lugar da oração; da comunhão e da conversa íntima com Deus. Aprendemos a expor a Ele todas as dores, lutas e fraquezas.

Deus sabe nos trazer a Ele; Ele sabe nos atrair a Ele; Ele sabe nos fazer dependente dEle. Por muitas vezes Ele nos permite ir “as profundezas” da vida.  As mesmas “profundezas” onde estiveram o salmista, o profeta Jonas (Jn 2), o apóstolo Paulo (2 Co 12) e muitos outros personagens bíblicos.  Deus sabe deflagrar nossa fraqueza para que abracemos Sua força.

Deus não é Deus dos fortes. Ele só é Deus dos fracos. Muitos andam sobre seus próprios recursos, tentam e falham. Hudson Taylor afirmou: “Todos os gigantes foram homens fracos que fizeram grandes coisas para Deus, porque eles contaram com Seu poder e Sua presença para estar com eles.

Se você se sente forte, você não precisa de Deus. Deus é para os que se sentem fracos e tem grande prazer e alegria em depender dEle e receber Sua força para cada momento, para cada dia.

Por isso, seja forte em Deus!