FELIZ ANO NOVO

FELIZ ANO NOVO

Todo dia 31 de Dezembro, às 00hrs, algumas pessoas crêem que algo super e sobrenatural vai acontecer. Há basicamente uma ilusão universal de que as viradas do ano significam algo grande e bom; que a felicidade está tão perto e próxima como nunca. Um puro engano!

Felicidade não é resultado de algo mágico, sobrenatural ou supersticioso. Felicidade é fruto de atitudes certas com base em valores certos. É algo desejado, mas é algo construído. É obvio que todos queremos ser felizes. Sem felicidade a vida é muito cansativa e opressiva. Mas como ser felizes?

Ao abrir suas series de pregações no Sermão da Montanha, Jesus começou com as “Bem Aventuranças”. Ele disse: “Bem aventurados…” ou “Felizes”. Jesus nesse texto estabeleceu que a verdadeira felicidade é o resultado final de focar a vida em Deus. Felicidade vem de uma vida em obediência a Ele. Deus quer o nosso bem e quando O obedecemos, Ele nos abençoa com felicidade. Quem ama e obedece a Deus, é feliz.

O problema é que atrelamos nossa felicidade à circunstâncias e pessoas. Quando as circunstâncias não vão bem, nossa felicidade vai embora. Quando pessoas nos decepcionam, a felicidade cede a tristeza. E por que isso acontece? Porque o alicerce da nossa felicidade não está em Deus.

Por exemplo, Paulo no livro de Filipenses usa a palavra “alegria” cerca de 16 vezes. É importante lembrar que Paulo não estava de férias nas ilhas gregas quando escreveu a carta aos Filipenses. Ele estava para ser executado em Roma. Seus dias eram difíceis e sombrios. Mas ele ordenou em Filipenses 3.1: “Alegrai-vos no Senhor…” O que basicamente Ele disse foi o seguinte: “olhem para minha vida nessa prisão. Estou aqui por causa das minhas convicções em Cristo. Sou feliz com Ele. As circunstâncias são difíceis, mas elas não dirigem minha felicidade. Minha felicidade está em Deus, por isso, sejam vocês também felizes nEle.”

O que é ter a felicidade em Deus? Significa agarrar com firmeza a crença simples que Ele está no controle de pessoas e circunstâncias; significa que nada está à deriva e que por onde você for, com quem se encontrar e o que fizer, Deus está controlando e cuidando para seu bem que Ele é a seu favor; que Seu amor nunca pára, e por isso você está sempre seguro e sem nada a temer. Há uma razão, propósito e significado na vida de todo aquele crê que há um Deus que ama e cuida.

Com essa visão correta de Deus, você pode viver feliz ainda que tudo esteja supostamente dando errado. Ser feliz é uma decisão. Ela não depende de pessoas ou circunstâncias.

Se você quer ser feliz precisa imediatamente entrar em sintonia com Deus. Lembre do conselho de Salomão em Eclesiastes 2.26: Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade…”

Conhecendo hoje essas verdades, você diria que terá um “feliz ano novo”?