ESCOLHENDO A SABEDORIA

ESCOLHENDO A SABEDORIA

Paz e segurança, ou medo e destruição sobrevirão a vida a partir das escolhas. Muitas pessoas continuam se amargando por manter-se resolutamente escolhendo errado.

Deus oferece sabedoria em Sua palavra para que se faça excelentes escolhas na vida. Em Provérbios 1.33 lemos: “Mas o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal.” A questão é: aceitar ou rejeitar a sabedoria de Deus.

Se você ama e exalta a sabedoria, Deus o abençoará com a tranquilidade e paz. A tranquilidade e paz é algo excelente; é a vida calma, feliz, pacífica e segura. Ela é adquirida através da sabedoria. Somente aqueles que temem a Deus e guardam os Seus mandamentos terão tranqüilidade e paz hoje e eternamente.

Salomão, por exemplo em 1 Reis 3.5-15, escolheu a sabedoria. Ele orou por isso. Ele valorizou a sabedoria acima do dinheiro, do sucesso e até mesmo de uma longa vida, e por causa dessa escolha, Deus o abençoou com honra, paz e riquezas.

Contudo as consequências de uma escolha tola são duras e severas. O próprio Deus se exime de ajudar aqueles que mantém seu coração na insensatez . Esse princípio é claro em Provérbios 1.25-27: “Visto que desprezaram totalmente
o meu conselho
e não quiseram aceitar a minha repreensão, eu, de minha parte,
vou rir-me da sua desgraça;
zombarei quando o que temem
se abater sobre vocês…como uma tempestade,
quando a desgraça os atingir
como um vendaval,
quando a angústia e a dor os dominarem.” Quando se despreza a sabedoria de Deus, a vida torna-se um caos.

A sabedoria não é algo difícil. Primeiro, ela começa com o temor ao Senhor. Em Provérbios 1.7 lemos: “O temor do Senhor
é o princípio do conhecimento,
mas os insensatos desprezam
a sabedoria e a disciplina.” Segundo, ela nos impulsiona a obediência a Deus. A sabedoria nos leva a fugir do mal e do pecado. Provérbios 3.7 afirma: “Não seja sábio aos seus próprios olhos;
tema o Senhor e evite o mal.”

Deus tem se revelado pela Bíblia, dando-nos entendimento da sabedoria. Aqueles que aprendem e obedecem Sua Palavra serão sábios e consequentemente felizes e tranquilos nessa vida.

Assim, o que lhe impedindo de abraçar a sabedoria de Deus? Você está dando ouvido a ela hoje? Você está buscando-a, amando-a e obedecendo-a? Em suas escolhas nesse ano você considerou a sabedoria como um alvo.

Escolha hoje pela sabedoria!