CONFIANDO EM DEUS

Confiança é um tema muito popular nos dias de hoje. A sociedade moderna nos ensina a sermos auto confiantes. Ouvimos constantemente: “confie no seu potencial”, “viva impetuosamente”, “seja corajoso”, “seja forte”. A “autoconfiança” é algo muito estranho a Palavra de Deus.

A Bíblia nos ensina que devemos confiar em Deus. Salomão afirma em Provérbios 3.5-8: Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.Reconhece-O em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.”

O que esse texto nos ensina sobre confiar em Deus?

1 – Confiamos em Deus quando centramos nossa vida nEle. O texto diz: “Confia no SENHOR de todo o teu coração…” A palavra “coração” significa a pessoa por dentro com sua lógica, emoção, vontade entendimento, força, e ânimo. Tudo o que pensamos, sentimos, desejamos e colocamos nossa energia, precisa centrar em Deus. Tudo na vida deve ter como crivo final, Deus. Ele deve ser início e fim último de tudo em nossas vidas.

2 – Confiamos em Deus quando desconfiamos de nós mesmos. O texto diz: “…não se estribe no teu próprio entendimento… Não sejas sábio aos teus próprios olhos;” Ou seja, não confie em si. Não acredite que seus conceitos estejam corretos simplesmente porque você leu demais, estudou de mais, ou talvez por alguém culto e inteligente disse algo supostamente bonito e “profundo”. Ninguém confiará em Deus enquanto continua confiando em si mesmo; enquanto mantém-se firme no seu “próprio entendimento.”

3 –  Confiamos em Deus quando aprendemos a contar tudo a Ele. O texto diz: “…Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Devemos aprender a colocar tudo o que se passa em nossas vidas diante de Deus. Devemos aprender a orar. Confiar significa orar por todos e por tudo.

4 – Confiamos em Deus quando fugimos do pecado. O texto diz: “…teme ao SENHOR e aparta-te do mal…” Aquele que confia em Deus não vive a vida de seu próprio modo e jeito. Os que confiam em Deus abandonam e fogem do pecado. Eles tem discernimento do que Deus quer, gosta e ama. Confiar em Deus significa viver uma vida de santidade.

E o resultado final de confiar em Deus é: “…será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos.” Pessoas que confiam em Deus são pessoas saudáveis fisicamente. Vida saudável é antes de tudo o resultado de andar seriamente com o Criador. Quando sua alma está em sintonia fina com Deus, a vida torna-se saudável.

A pergunta então é: você está confiando em si ou em Deus para dirigir sua vida?

Confie em Deus!