ESCOLHAS SÁBIAS

ESCOLHAS SÁBIAS

Todo dia você faz escolhas. Algumas delas são de grande importância e outras nem tanto. Sua vida será determinada por escolhas. Escolhas definem quem você é, e toda elas tem consequências. William Law afirmou: “Nada prejudica ou destrói-nos mais, do que o uso errado da liberdade de escolha que Deus nos confiou.”

Por isso, é preciso fazer escolhas sábias. Escolhas sábias são aquelas construídas com base nos princípios de Deus. Jesus ensinou em Mateus 6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Moisés, no Antigo Testamento, fez escolhas ousadas baseadas nos princípios de Deus. Lemos sobre suas escolhas em Hebreus 11.24-26: “Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó. Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de alegrar-se por pouco tempo, nos prazeres do pecado. Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura.”

Escolhas sábias também podem ser preteridas por escolhas insensatas. Escolhas insensatas são aquelas que nunca consideram os princípios de Deus, mas são sempre baseadas no egoísmo. Salomão alertou sobre o caos de uma escolha insensata em Provérbios 14.12: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.”

Pessoas insensatas escolhem errado. Algumas delas definem suas vidas através do “destino”. J Bryan afirmou: “Destino não é uma questão de sorte, mas uma questão de escolha; não é uma coisa que se espera, mas o que se busca.” Escolher baseado no “destino” é escolher baseado no “nada”. Escolhas precisam ser feita com base em princípios. E Jack Hyles afirmou: Guie-se por princípios e tome as decisões.”

Assim, não se exima de escolher. Pare de crer em destino ou “algo do nada”. Faça escolhas sábias. Abandone a impulsividade e a precipitação. Não deixe que as emoções do momento governem sua vida. Pare de procrastinar e faça aquilo que você sabe que precisa ser feito. Aplique sempre o bom senso, a razão e a lógica.

E acima de tudo, lembre-se que você é muito limitado. Você não conseguirá escolhas sabiamente à parte de Deus. Você precisa hoje fazer a principal das escolhas: entregar-se ao comando total de Jesus em sua vida. Permita que Ele seja para você o caminho que precisa, a verdade que procura, e a vida que tanto anseia. É Ele mesmo quem diz em João 15.5: “…sem Mim, nada podeis fazer.”

Faça escolhas sábias baseada nos princípios de Deus. E acolha o alerta de Steve Beckman: Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.”