OS PROPÓSITOS DE DEUS

OS PROPÓSITOS DE DEUS

Pensamos erradamente sobre as circunstâncias da vida. Achamos que se elas vem num pacote “bom” é porque merecemos, mas se elas chegam num pacote “ruim” achamos que fizemos algo de errado e nos sentimos péssimos, desesperamos, deprimimos e perdemos o ânimo.

O livro de Jó é um livro que expõe a dor ao extremo. Jó sofreu como poucos. Mas depois de passar por todas as suas aflições e dúvidas, tendo sido finalmente questionado por Deus em vários assuntos, sem ser capaz de dar-Lhe uma resposta, Jó concluiu em uma só frase sua visão sobre a ações de Deus em sua vida em Jó 42.2 dizendo: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.”

Jó em suas lutas entendeu que Deus tem todo o poder e um plano perfeito sobre tudo, e nada pode impedir que Ele siga adiante com o que está fazendo. Jó aprendeu que há um Deus soberano que tem propósitos definidos e reina sobre tudo.

Segundo a Bíblia, Deus reina sobre todas as circunstâncias. Ele tem um propósito claro em tudo. Paulo afirmou essa verdade em Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

A palavra “cooperar” significa “trabalhar junto”, ou seja, Deus permite que as circunstâncias boas e ruins da vida trabalhem para um plano perfeito e bom que Ele está desenvolvendo na vida daqueles que O amam.

Assim, o que supostamente não faz sentido hoje, o fará amanhã, porque Deus está no controle de todas as circunstâncias. Mas pensar assim exige fé. E fé significa andar com Deus, confiando nEle e manter-se calmo, e em paz quando as circunstâncias são desfavoráveis. Fé significa andar confiante no escuro da mesma forma que se fazia quando tudo estava claro. Fé significa agir com a mesma postura de Moisés em Hebreus 11.27 que “…saiu do Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, porque VIA AQUELE QUE É INVISÍVEL.”

No dia 30 de julho de 1967, Joni Eareckson Tada, uma jovem de 18 anos, sofreu uma fratura cervical que a deixou tetraplégica. Durante seus dois primeiros anos de reabilitação ela experimentou a raiva, depressão, pensamentos suicidas, e as dúvidas espirituais. Depois de uma séria experiência com Deus, Joni escreveu seu primeiro best-seller internacional chamado: “Joni: A inacreditável história da luta de uma jovem contra a quadriplegia e depressão.” Sua auto biografia tornou-se um filme, tendo ela mesma como atriz principal. Desde então ela tem escrito mais de 50 livros, envolvido em comitês para ajuda a deficientes, dando palestras e ajudando a muitos que sofrem diante de circunstâncias que não entendem. Joni ajuda as pessoas a caminhar com fé em Deus. Joni decidiu que suas circunstâncias não dirigiriam sua vida.

Ninguém será feliz nessa vida enquanto continuar brigando e teimando com Deus, ao invés de humildemente andar por fé e buscar compreender os Seus perfeitos propósitos.

2 comentários em “OS PROPÓSITOS DE DEUS

Os comentários estão fechados.