DECIDA SUA LEALDADE

DECIDA SUA LEALDADE

“Lealdade” significa a qualidade de alguém que é leal; alguém que não falha com os seus compromissos, demonstrando responsabilidade, honestidade, retidão, honra e decência. Uma pessoal leal é alguém fiel e compromissado. Um texto judaíco diz o seguinte: “A lealdade é um dos pilares que sustentam o real valor do homem.”

No mundo de hoje ouvimos tantas pessoas fazendo votos de lealdade e compromisso com outras, mas quando as dificuldades e dores chegam, abandonam suas promessas. E isso também é muito válido em relação a Deus. Devemos manter nossos votos de lealdade a Deus, e uma forma é definirmos claramente nossa postura em relação ao mundo.

Em Tiago 4.4 somos exortados: “Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.” “Adúlteros” é um vocubalário ilustrativo tirado da postura de Israel no Antigo Testamento quando a nação fora atraído por alguma forma de idolatria. E no texto Tiago usa o termo para aqueles que se dizem de Deus, mas estão em plena “amizade” com o mundo. 

“Mundo” no Novo Testamento refere-se frequentemente ao vasto sistema de vida desta era presente que é fomentado por Satanás e existente à parte de Deus. “Mundo” consiste não somente nos prazeres obviamente malignos, imorais e pecaminosos, mas também se refere ao espírito de rebelião que nele age contra Deus, e de resistência ou indiferença a Ele e à Suas verdades reveladas. Assim, Tiago reconhece que ninguém pode ser leal a Deus e ao mesmo tempo ser leal a um sistema que expressa declaradamente sua rebelião contra Deus.

Jesus afirmou que o sistema desse mundo é um inimigo mortal a verdadeira espiritualidade. Ele diz em João 15.19: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia.” E ainda em João 17.14 Jesus ora ao Pai dizendo: “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.”

Assim, é impossível manter lealdade a Jesus e ao mundo ao mesmo tempo. É de suma importância definir a lealdade a um deles. Em João 12.25 Jesus apelou: “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.”

Lealdade a Deus foi definida por A.B.Simpson da seguinte maneira: “Temos de aprender a viver no lado celeste e olhar para as coisas de cima. Contemplar todas as coisas com a ótica de Deus; vê-las como Cristo as vê; vencer o pecado, desafiar Satanás, dissolver perplexidades, nos elevar para o que é sublime e nos separar definitivamente do mundo…”

Decida hoje a quem você será leal!