ORAÇÕES RESPONDIDAS

ORAÇÕES RESPONDIDAS

Em Mateus 7.7-11 Jesus ensinou: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

Esse é um texto que apresenta o valor da oração e nos incentiva a orar. Há grandes verdades nesse texto. E não há nada melhor do que saber que quando buscamos a Deus, Ele ouve e responde as nossas orações.

Jesus sabe que na maioria das vezes nos sentimos tímidos e acanhados ante a grandiosidade de Deus. Por isso, no texto, Ele nos ensina a sermos ousados e confiantes diante do Pai em oração. Jesus usa três verbos nos presente imperativo para incentivar a oração: “Pedi…buscai…batei…” São verbos que enfatizam a INSISTÊNCIA…a persistência diante de Deus em oração. São verbos que estão atrelados a grandes promessas. O versículo 8: “Pois todo o que pede recebe; o que busca, encontra; e a quem bate, abrir-se-Ihe-á.”

Jesus exemplica essas promessas baseado numa simples história nos versículos 9-11. Uma criança pede ao pai algo simples: um pão ou um peixe. Jesus pergunta: “daria o pai uma pedra ou uma cobra a seu filho?” A resposta seria: “jamais um pai faria isso!” Por quê? Porque ainda que um pai seja mau, ele se esforçará para dar boas coisas a seus filhos, porque ele ama os filhos.

Jesus usa a história mais como CONTRASTE do que como COMPARAÇÃO. O conceito simples é o seguinte: se pais humanos, sendo muito dentre eles maus, sabem dar coisas boas a seus filhos, quanto mais o Pai celeste, que não é mau, Ele é bom, “dará boas cousas aos que lhe pedirem” (vs 11).

O que está implícito nesse conceito sobre oração?

Se você pertence a Cristo e se entregou-se totalmente a Ele: Deus é seu Pai. E agora, como filho, orar deve ser algo natural para você. Você deve de forma simples expressar tudo o que pesa, alegra, intenciona, desafia e deseja o seu coração. E o mais belo de tudo, é que o Pai ouve. Se sua oração estiver em acordo com a Sua plena vontade e se Sua glória for manifestada , a oração será respondida.

Por isso é importante manter-se em sintonia com a vontade de Deus expressa em Sua Palavra. Uma vez que você sabe qual é Sua vontade, então ore! “Peça…busque…bata.” Seja insistente…persistente. Exponha o seu desejo diante do Senhor e peça Sua resposta. Seja um colecionador de respostas divinas para glória dEle e para sua alegria.

Charles Spurgeon afirmou: “Se você tem um coração para clamar, Deus tem um ouvido para ouvir.”