PODER PARA PERDOAR

PODER PARA PERDOAR

Depois de ter sido trucidado pelos seus inimigos, estando Jesus na cruz, assim ele afirma em Lucas 23.34: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”.

Na cruz, Jesus mostra sua determinação em não permitir que a ação má dos seus inimigos viesse determinar a sua reação para com eles. Ele escolheu perdoar. E perdão é uma escolha. E se alguém diz que perdoar é algo apenas para Jesus, comete um grande equívoco, isso porque, Estevão, em Atos 7, quando estava também sendo hostilizado por seus inimigos, sendo por eles apedrejado, também os perdoou dizendo o seguinte no versículo 60: “…Senhor, não os consideres culpados deste pecado”

É certo que quando alguém é ofendido, ele também é machucado. E a dor costuma ser profunda. Mas é preciso perdoar. E perdoar não significa necessariamente esquecer. “Perdoar e esquecer” não está na Bíblia. É impossível naturalmente esquecer erros cometidos. Perdoar não é esquecer. Perdoar é uma escolha. Perdoar é tomar a decisão de liberar e libertar o ofensor. Você não necessariamente esquece a dor sofrida, mas você decide não mais cultivar pensamentos de vingança ou retaliar com ódio o ofensor.

Perdoar é obedecer a Deus. Paulo ensina em Efésios 4.32: “…perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Perdoar é uma escolha consciente em obedecer a Deus. O ofensor pode nunca desejar, pedir ou precisar do perdão, e talvez a vida dele nunca mude, mas isso não nega ou altera a ordem de Deus que o ofendido deve perdoar o ofensor. Jesus ensinou em Mateus 5.44: “…Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.” E não foi exatamente isso que Jesus fez na cruz? Perdoamos porque Deus ordena e porque o Senhor Jesus ensinou, e assim viveu.

Mas você pode estar dizendo: “Isso é loucura…isso é impossível…eu não tenho condições para perdoar no nível de Jesus…nem de Estevão…nem de ninguém…eu fui vítima de uma injustiça.. dentro de mim ferve um ódio contra os que me fizeram mal…”

Sem dúvida, sua dor deve ser grande, mas perdoar é algo humanamente impossível. E é por isso você precisa desesperadamente de Jesus em sua vida. Somente com Ele e por Ele você terá o poder para lidar com as injustiças que lhe foram feitas e ao mesmo tempo liberar e tirar essas pessoas definitivamente de seu coração.

Para perdoar outros é preciso que você os seus próprios erros e pecados sejam perdoados por Deus. E uma vez perdoado por Ele, você terá poder para perdoar outras pessoas.

Não existe uma técnica para perdoar. Existe sim, o poder de Deus disponível, em Cristo Jesus, que lhe liberta da ódio, da mágoa e dos ressentimentos e lhe faz uma pessoa perdoadora.

O poder para perdoar está somente em Deus.