TRANSFORMADOS PELA VERDADE

TRANSFORMADOS PELA VERDADE

Na tão conhecida “oração sacerdotal” de Jesus em João 17, Jesus ora assim no versículo 17: “ Santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade.”

A palavra “santificar” que Jesus usou em Sua oração significa “consagrar” ou “separar”. No Antigo Testamento, “santificar” foi uma palavra usada para alguém ou algo que estivesse se preparando para estar na presença de Deus ou ser usado por Ele.

Assim, quando Jesus ora: “santifica-os”, é o Seu desejo que nossas vidas sejam consagradas para Deus. E para que isso ocorra o meio é a “verdade”. E onde se encontra a “verdade”? Jesus responde: …a tua palavra é a verdade.” A Palavra de Deus contém e é a verdade. Ela é o combustível para a profunda transformação, mudança e consagração a Deus.

Cada palavra que procede da boca de Deus é absoluta, autoritária e verdadeira. E Deus decidiu que Suas verdades estivessem num livro: a Bíblia.O mundo pode proclamar e gritar que descobriu outra verdade, mas o que Deus fala ainda é a verdade. Por isso Jesus diz: “…a tua palavra é a verdade.”

Em toda a Bíblia, o Salmo 119 é o maior dos Salmos e o maior capítulo da Bíblia. O Salmo 119 contém 176 versículos. Na língua hebraica, o Salmos 119 é um Salmo acróstico. Cada estrofe contém 8 versículos começando com uma letra hebraica, e cada versículo na estrofe começando com a mesma letra. Quase todos os versículos contêm uma ou mais palavras que identificam a palavra de Deus,como lei, preceitos, caminho, decretos, mandamentos, etc.

O Salmo 119 se destaca pela importância que ele dá à perfeição da palavra de Deus, que guia os servos de Deus para Ele e os separa de um viver que não O agrada.

Um exemplo simples Salmos 119 é com respeito aos jovens. No mundo em que vivemos milhões de jovens estão perdidos, não sabem o que fazer e por qual caminho andar. Mas a santificadora verdade da Palavra de Deus nos ensina o que fazer. No Salmo 119.9 lemos: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua Palavra.”

A Palavra de Deus é a verdade que transforma as nossas vidas, mas nem sempre conseguimos reter essas verdades numa simples leitura ou audição. E para que possamos tirar e absorver o melhor dela, devemos orar como o salmista o fez no no Salmo 119.18: “Desvenda os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua lei.”

A Bíblia é o maior livro que já foi escrito. Ele é o único livro escrito sob a inteira inspiração, direção e orientação de Deus, por Seu Espírito. Durante todos esse anos Ele o tem protegido e preservado.

Jesus estava ciente de que o único recurso para que uma vida fosse transformada seria pelo contato e exposição da verdade da Palavra de Deus. E por isso que ele afirmou categoricamente: “…a tua palavra é a verdade.”

Assim, leia, estude, ouça e medite na Palavra de Deus, e você perceberá o impacto da verdade em sua vida.