SURPRESOS COM DEUS

SURPRESOS COM DEUS

O livro bíblico de Rute começa com a história de uma família que imigrou de Israel, da cidade de Belém, para Moabe devido a fome. O homem dessa família chamava-se Elimeleque, sua esposa chamava-se Noemi e seus dois filhos chamavam Malom e Quliom.

A família ficou por dez anos em Moabe. E nesse período Malon se casou com uma moabita chamada Rute e Quilion se casou com outra moabita chamada Orfa. Tudo parecia ir muito bem até que em um determinado dia Elimeleque morreu deixando Noemi viúva. E se não bastasse, Malon e Quilion também morreram. Em pouco tempo três mulheres ficaram viúvas numa só casa. Uma grande tragédia!

Em um determinado tempo, Noemi tomou a decisão de voltar a Israel. Suas duas noras queriam voltar com ela, mas Noemi insistiu para que elas ficassem em Moabe e constitui-se família ali. Orfa realmente ficou, mas Rute a acompanhou.

Em Rute 1.19, ao chegar em Belém, as mulheres do povoado onde ela morou por anos, perguntaram: “Será que essa é a Noemi”? E no versículo 20, com o coração cheio de tristeza e amargura ela respondeu: “Não me chamem Noemi, chamem-me Mara (amarga), pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga!

Mas este não foi o fim da história de Noemi e Rute. Quando Noemi estava desanimada, desencorajada e fracassada, Deus por Sua misericórdia usou a vida de sua nora, Rute, para lhe trazer alegria e refrigério. Rute casou-se com Boaz, um homem temente a Deus e financeiramente estável. Por meio desse casamento tudo o que era de Noemi foi restaurado. Rute deu a luz a um filho chamado Obede, que tornou-se o avô do rei Davi. E da linhagem de Davi veio o Salvador, o Senhor Jesus Cristo. O que parecia ser um beco sem saída para Noemi e Rute, tornou-se uma porta de bênçãos para estas duas mulheres e para todo o mundo.

Através de Naomi e Rute somos também lembrados de que Deus trabalha de forma surpreendente para fazer seu amor conhecido e para cumprir Seus propósitos soberanos mesmo durante tempos difíceis em nossas vidas.

Assim, como na vida dessas mulheres, você não pode se deixar definir pelas lutas, problemas e tragédias em sua vida. Deus continua agindo no meio de sua história. Ele não parou de mostrar sua bondade, amor e cuidado a você simplesmente porque os seus dias ficaram negros e difíceis.

Você precisa confiar nEle, ainda que não O possa ver. Deus está sempre agindo e Ele vem a nosso favor no tempo certo. Seu papel é manter o seu coração voltado para Ele, e sempre na expectativa de que a qualquer tempo e momento Ele pode começar a mudar o rumo de sua história.

Deus sempre está agindo. Ele apenas não nos comunica tudo para que fiquemos eternamente surpresos com o maior e o melhor que Ele fará.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s