O VERDADEIRO SUCESSO NA VIDA

O VERDADEIRO SUCESSO NA VIDA

O livro de Rute apresenta a história de uma moabita que quando ainda jovem tornou-se viúva e resolveu largar sua terra seguindo sua sogra, Noemi, para Israel. As palavras de sua decisão foram registradas em Rute 1.16: “…Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!”

As poucas palavras de Rute no versículo revelam muito sobre quem realmente ela era. Ela estava resoluta e determinada em seguir com Noemi. Ela diz: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe…” Ela sentiu as dores de sua sogra. Ficar viúva e sem filhos era viver para sempre sem qualquer amparo. Rute decidiu que não poderia deixar Noemi ao léu. Rute comprometeu seu futuro a bem do futuro de sua sogra e por isso também disse: “aonde fores irei, onde ficares ficarei!” Por amor e compaixão, Rute decidiu pagar o preço a benefício de sua sogra, Noemi.

E mais, todas as suas decisões tinham como base um forte cunho espiritual. Ela decidiu que ao sair de sua terra abandonaria todos os deuses de Moabe. Ela decidiu seguir a Jeová. O Deus de sua sogra Noemi agora seria o seu Deus. Sua decisão incluía não só o bem-estar de sua sogra, mas o bem de sua própria alma. Ela afirma: “O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!”

 A verdade é que por ter Rute tomado decisões acertadas, ou seja, focar sua fé no Deus de Israel e no bem-estar de sua sogra, o final de sua vida foi maravilhoso e cheio de sucesso. Deus a abençoou com um excelente casamento com Boaz. Seu filho, Obede, tornou-se ancestral do rei Davi e participante direto da genealogia do Messias, o Senhor Jesus. Sua sogra, Noemi, foi abençoada com uma velhice tranquila e alegre.

A história de Rute nos ensina muito. Com ela aprendemos que o sucesso na vida é fruto direto de decisões acertadas para com Deus e para com as pessoas. Rute fez de Deus o seu Deus e focou no bem-estar de sua sogra; e isso fez toda a diferença em sua vida.

Deus já estabeleceu em Sua Palavra que o sucesso na vida não vem por fazer da própria vida o centro. O verdadeiro sucesso na vida, aquele que tem o selo e a chancela de Deus, apenas chega para aqueles, que como Rute, depositam radicalmente sua confiança e esperança nEle, e como expressão dessa fé decidem suprir a necessidade dos outros, começando pelo próximo mais próximo.

Rute nos ensina que quando a vida começa com a decisão radical de crer, confiar e amar acima de tudo Deus, e se dispor em centrar na necessidade do outro, o resultado final dessa equação será o verdadeiro sucesso na vida.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s