AJUDANDO EFETIVAMENTE O OUTRO

AJUDANDO EFETIVAMENTE O OUTRO

Jesus afirmou em Mateus 7.3-5: “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.”

Somos todos tendentes a sermos severos demais com os erros dos outros sem investigar criteriosamente nossas próprias vidas. Segundo Jesus o indivíduo que centra no erro do outro sem olhar primeiro para si, é um HIPÓCRITA.

O hipócrita adora o ar da moralidade. Suas características principais são a crítica e o julgamento ao outro. O hipócrita é extremamente impiedoso com o próximo, mas profundamente complacente consigo mesmo.

É preciso lembrar que estamos num mundo em dor. Pessoas erram e machucam. O mundo está precisando mesmo de alguém que possa ajudar e não condenar. Jesus no texto não condena alguém por tentar ajudar o outro; na verdade isso é algo necessário. O que Jesus deixa claro é que para ajudar o outro é preciso primeiramente aprender a cuidar de si mesmo.

É bizarra a ilustração que Jesus dá. Uma pessoa se dispõe a ajudar o outro a tirar um “cisco” no olho porque esse de alguma forma está impedindo a visão. Mas na verdade isso é impossível  porque essa pessoa tem uma mega tábua nos seus próprios olhos. O simples ensino de Jesus aponta que é ridículo alguém tentar cuidar do outro quando os próprios problemas são gigantes e gritantes.

O que Jesus está afirmando no texto é o seguinte: “Amigo, cuide primeiro de você, tire seus empecilhos, veja suas fraquezas, trate-se; porque fazendo assim você terá todas condições para efetivamente ajudar o outro.”

O seu primeiro dever é cuidar de si mesmo. É preciso ver onde estão seus defeitos de caráter e tratá-los com sinceridade e severidade. Saiba realmente quem você é; confronte-se a si mesmo. Arranque suas máscaras, deflagre suas hipocrisias; humilhe-se;  critique a si mesmo; “bata pesado” em si; restaure-se!

O mundo cansou-se dos fortes. O mundo  sabe que todos somos fracos e de alguma forma precisamos urgentemente nos manter humildes para buscarmos apoio e restauração. Thomas Kempis afirmou: “Deus caminha com os humildes; Ele se revela aos humildes; Ele dá entendimento aos pequeninos; Ele revela Seus propósitos para as mentes puras, mas esconde Sua graça dos curiosos e soberbos.”

Se você é um verdadeiro seguidor de Jesus, lembre-se que você não é melhor que ninguém. Se você começar primeiramente lidando com sua própria vida, você se credenciará diante de Deus para efetivamente ajudar o outro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s