A LUTA CONTRA O PECADO

A LUTA CONTRA O PECADO

Estamos lutando diária e acirradamente contra o pecado. Paulo esclarece sobre essa luta em Romanos 7.15,18,19 ao dizer: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto… Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço.”

Na luta contra o pecado há apenas duas opções: não reconhecer ou confessar. Se não reconhecermos a realidade do pecado nos auto-enganamos. O apóstolo João nos alerta em 1 João 1.8: “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós.” Agora, ao confessarmos o pecado, receberemos o perdão advindo da bondade, da misericórdia e da graça de Deus. E 1 João 1.9 lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Estamos na luta contra o pecado e há atitudes que você precisa ter nessa luta. Por exemplo, você não pode se familiarizar com o pecado e deixar ser definido por ele. Alguns padrões de pecados foram desenvolvidos desde a infância, mas não se pode permitir que esses estilos e hábitos pecaminosos perdurem. Se você caiu na mentira, isso não significa que você é um mentiroso. Apenas mentiu. Mas quando você continuamente vive mentindo, esse pecado passará a lhe definir. Assim, é necessário tratar com seriedade a mentira para não permitir ser definido por ela. Esse mesmo princípio é aplicado a qualquer outro tipo de pecado.

Na luta contra o pecado é preciso também que você entenda que o pecado sempre promete uma recompensa. O pecado mentirosamente lhe diz que ao pecar sua dor será aliviada, seu medo acabará, sua culpa será esquecida, seus problemas acabarão etc. O pecado é falso e destrutivo. Não ceda a recompensa do pecado.

Na luta contra o pecado você precisa também estar atento a astuta voz de Satanás que diz: “Quem você pensa que é? Você nunca foi capaz de mudar. Você nunca venceu esse pecado antes, e por que você pensa que o vencerá agora? Quantas vezes você já pecou? Não há esperança. Nada funcionará”. Essas perguntas acusadoras são plantadas em sua mente por Satanás. Ele sabe que o pecado destrói as energias espirituais e por isso lança esses ataques à sua mente. Aprenda a ouvir a origem dessas palavras e não aceitá-las.

E por último, na luta contra o pecado você precisa se refugiar em Jesus. O apóstolo João nos encoraja em 1 João 2.1,2: “Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a propiciação pelos nossos pecados…” Por causa de Sua morte na cruz e Sua ressurreição, todos os que se achegam arrependidos e confessando seus pecados, receberão dele o perdão.

Em Cristo, Deus está pronto a perdoar sem que se precise mendigar, subornar ou barganhar o Seu perdão, como que dizendo: “nunca mais vou fazer isso”. Se você confessar seus pecados a Deus, não importa o tamanho deles, Ele o perdoará, lhe purificará e lhe dará libertação de qualquer culpa.

Você virá hoje a Ele?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s