DEUS EM TUDO

DEUS EM TUDO

Temos a tendência de pensar que Deus apenas está disposto a responder orações complexas, difíceis e impossíveis. Achamos que não devemos incomodar a Deus com orações que afetam o nosso dia a dia. Ledo engano! Em Provérbios 3.6 somos ensinados a orar: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Incrustado no meio das geneologias do livro de 1 Crônicas, temos a história de Jabez. Esse homem fez algo interessante, ele contou a Deus o que estava no seu coração. Ele expôs todos os seus desejos. Em 1 Crônicas 4.9,10 lemos: “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Pouco se sabe sobre Jabez, exceto que ele era um descendente de Judá, um homem honrado e sua mãe chamou-lhe “Jabez” (que significa “triste” ou “que causa dor”) porque o seu parto tinha sido doloroso. Em sua oração, Jabez clama a Deus por proteção e bênção. Usando um jogo de palavras, Jabez, o “homem de dores”, pede a Deus para protegê-lo do sofrimento que o seu nome tanto lembrava.

A oração de Jabez contém um pedido urgente por quatro coisas: Em primeiro é a benção de Deus.

Jabez reconhece que o Deus de Israel é a fonte de toda bênção, e ele pede a Deus por Sua graça. Em segundo foi a expansão do território. Jabez ora pela vitória e prosperidade em todos os seus empreendimentos e que sua vida fosse marcada por progresso. Em terceiro a presença da mão de Deus. Em outras palavras, Jabez pede a orientação de Deus e que o Seu poder seja evidente em sua existência diária. E em quarto a proteção contra o mal. Jabez olha para Deus em confiança e coloca diante dEle tudo o que está em seu coração.

Assim, você também pode reconhecer a Deus em tudo. Como Jabez você pode orar se algo estiver entristendo o seu coração. Você também pode pedir a Deus por sua vida profissional, a cura de sua saúde, sua vida sentimental, seus negócios, seus estudos, por melhor capacidade, por oportunidades etc. Você é livre para colocar diante de Deus tudo, e tudo mesmo. O importante é que você aprenda a reconhecer a Deus em todos os seus caminhos.

O bonito da história de Jabez é que termina assim: “…E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” Isso é algo tremendo porque ensina que devemos pedir. Aqueles que tem o pedido certo, para a pessoa certa, terá a seu tempo a resposta certa.

Aprenda a colocar Deus em tudo. Como Jabez, não aceite nenhum estigma em sua vida. Jabez estava fadado pelo nome a viver na tristeza, mas ele orou por bençãos, e o Senhor o ouviu. Faça o mesmo!

Não permita que nada ou ninguém defina a sua vida. Você deve insistir com Deus em oração naquilo que é justo e que O glorifica.

Somente os que colocarem tudo diante de Deus serão realmente abençoados e íntimos com Ele. Que privilégio!

 

2 comentários em “DEUS EM TUDO

  1. Queria deixar registrado que sempre leio os devocionais aqui e são realmente muito bons e edificantes.
    Parabéns e que Deus continue te usando para edificar nossas vidas.

Os comentários estão fechados.