RESPEITE AS PESSOAS!

RESPEITE AS PESSOAS!

A grosseria está em alta. As pessoas estão mais grosseiras com as outras, física e verbalmente do que em qualquer outro tempo na história.

Em 1 Coríntios 13.5 Paulo afirmou: “ O amor não se conduz inconvenientemente…” O termo usado para “inconvenientemente” significa “agir indecorosamente; se comportar de uma maneira não adequada.” A palavra refere-se a uma má conduta; a falta de respeito ao outro.

Pessoas que amam não se comportam de uma forma inapropriada, inadequada ou de uma forma feia. O amor não se comporta com brutalidade, rudeza, grosseria e estupidez, seja no falar ou no agir.

Pessoas rudes não respeitam o que os outros são, pensam e fazem. Os grosseiros não se importam com pessoas. A palavra que define alguém grosso, rude e estúpido é “egoísmo”.

A Bíblia nos ensina a ir por outro caminho. Em 1 Pedro 2.17 somos ensinados: “Tratai todos com honra…” O que significa essa frase? Significa que todas as pessoas precisam ser respeitadas.

Respeito não significa que você concorde com tudo que a pessoa é, pensa, diz ou faz. Respeito apenas reflete que você trata as pessoas com gentileza por ser elas criadas à imagem e semelhança de Deus. O Salmo 8.5 afirma: “No entanto fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo; e lhe deste a glória e a honra de um rei.”

Todos somos erradamente tendentes a ser mais simpáticos apenas com as pessoas com quem temos afinidades ou quem consideramos mais importantes que nós mesmos, ou ainda do mesmo status social. Mas isso está errado. Deus a todas fez e espera que as respeitemos.

É o poder do amor que nos faz respeitar as pessoas. E o amor revela algo maravilhoso. Em 1 João 4.8 diz: “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.” Na Bíblia um verdadeiro cristão não é apenas identificado por ter a crença correta, o linguajar correto ou a postura correta. Todas essas verdades são importantes, mas perdem sua relevância quando não se ama. Porque dizer-se cristão e não amar é algo incoerente, porque a vida do Senhor Jesus foi dominada pelo amor. Ele foi gracioso com as pessoas. Ele protegeu a dignidade delas. Ele se importou com uma prostituta arrependida em Lucas; ele foi educado e gentil com a mulher adúltera de João 8. Ele recebeu os pais e as crianças de forma amorosa em Mateus 19.13-15.

A ética cristã relacional baseada na vida de Jesus ensina que quando você for falar com as pessoas seja amável com elas e não somente sincero. Quando você for servido por pessoas, seja compreensivo, grato e nunca exigente. Quando você discordar de alguém seja gentil e não juiz. Quando for compartilhar sua fé, respeite as pessoas e não as rejeite. E por último, quando alguém for rude com você, responda polidamente.

Eric Hoffer afirmou: “A grosseria é a imitação do forte feita por um homem fraco.” Assim, respeite as pessoas.

Um comentário em “RESPEITE AS PESSOAS!

  1. As mensagens que Deus tem usado o pastor Roberto Amorim escrever tem abençoado muito a minha vida e a todos que tenho enviado. primeiro que ele usa sempre a palavra de Deus que é a bíblia sagrada. Que nosso bondoso Deus retribua a ele e aos seus segundo a sua riqueza e glória, em Cristo Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s