REAGINDO CORRETAMENTE AO MAL

REAGINDO CORRETAMENTE AO MAL

Em Lucas 6.27-36 Jesus nos ensina: “Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês. Se alguém lhe der um tapa na cara, vire o outro lado para ele bater também. Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também. Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta. Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês. Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama amam as pessoas que as amam. E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. E, se vocês emprestam somente para aqueles que vocês acham que vão lhes pagar, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama emprestam aos que têm má fama, para receber de volta o que emprestaram. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Emprestem e não esperem receber de volta o que emprestaram e assim vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Deus Altíssimo. Façam isso porque ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.” 

O que Jesus ensina nesse texto, é que o mal do outro não pode nos dirigir. Quem precisa estar no controle de nossas vidas somos nós mesmos. A melhor forma de reagir ao mal é praticando o bem; é focando no bem-estar do malfeitor.

Mas alguém poderia dizer: “eu não consigo fazer isso!” Mas na verdade ninguém consegue. Somente com Jesus é que podemos reagir ao mal corretamente. O Jesus que nos diz o que devemos fazer, é o mesmo que nos capacita a fazer. 

O pregador Inglês, Charles Bridges escreveu: “Somos discípulos de Jesus; aquele que morreu por seus inimigos. Você é cristão? Então você é seguidor de alguém que morreu por seus inimigos. Você não é um cristão? Então você está sendo procurado por alguém que morreu por seus inimigos, Jesus Cristo.”

Por isso, tenha certeza que Jesus é Senhor e Salvador de sua vida, porque se Ele estiver habitando em você, o mal interno e externo não terão força alguma, e por meio dEle você poderá não só reagir ao mal, mas buscar sempre fazer o bem.