O DESASTRE DA RIQUEZA

O DESASTRE DA RIQUEZA

Salomão afirmou em Provérbios 23.4,5: “Não esgote suas forças tentando ficar rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.”

Deus criou os bens para que todos fossem atendidos. Acumular riquezas é de alguma forma a usurpação de uma quantidade maior desses bens em detrimento dos que nada ou pouco conseguem.

Por causa da natureza temporal da riqueza é que Deus condena tentar se tornar rico e colocar todas as forças da vida nessa finalidade. Salomão ensina no versículo 5: “Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.”

A riqueza procurada e acumulada sempre produz problemas na vida: ladrões sempre a estão procurando; pessoas se aproximam para desfrutá-la; o governo à sobretaxa, etc. Salomão ainda afirma em Eclesiastes 5.10: “ Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.” Assim, correr atrás da riqueza é vaidade e aflição de espírito!
Paulo também afirmou em 1 Timóteo 6.9,10: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação e cilada, e em muitos desejos descontrolados e nocivos, os quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos”.

O problema não é o dinheiro, mas o “amor ao dinheiro”. Quando há cobiça, o “amor ao dinheiro”, torna-se objetivo de vida, o preço é alto. Os relacionamentos começam a ser afetados, especialmente em casa, com a esposa e filhos; as prioridades da vida são distorcidas, e o relacionamento com Deus e com princípios espirituais são deixados em segundo plano.

O princípio bíblico para evitar o desastre da busca pela riqueza é simples: abandone a própria sabedoria! Pare de crer que todos os problemas de sua vida serão resolvidos quando você tiver mais e ser mais. Creia no que Deus diz. Sua palavra é clara em afirmar que o “amor ao dinheiro” destrói sua vida, seus relacionamentos e sua caminhada espiritual. Jesus diz em Mateus 6.24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”

Faça de Cristo o centro de sua vida, viva de forma simples, seja sábio e comprometido com Deus a partir dos recursos que Ele lhe dá, e acima de tudo, incorpore em seu viver os princípios de Hebreus 13.5,6, que diz: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”

Anúncios

Um comentário em “O DESASTRE DA RIQUEZA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s