O NARCISISTA

O NARCISISTA

Narcisismo é o termo usado para descrever uma pessoa preocupada e focada especificamente em si mesma. A palavra tem sua origem na mitologia grega. Narciso, era um jovem que viu seu reflexo em um lago e apaixonou-se por sua própria imagem, caiu dentro d’água, e se afogou.

A personalidade narcisista descreve os padrões de comportamento de uma pessoa como sendo arrogante, não-empático, manipulador, invejoso e com um senso de grandiosidade. Ele vê tudo a partir de si mesmo. O narcisista é egocêntrico. A perspectiva de sua vida centrada em si impede seu crescimento espiritual, pessoal e relacional. 

A atitude narcisista na sociedade não tende a melhorar. Segundo a Bíblia o narcisismo crescente é um sinal dos “últimos dias”. Paulo afirmou em 2 Timóteo 3.1-4: “Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais…. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus.”

Os narcisistas precisam desesperadamente de Jesus. Por quê? Porque ninguém ensinou mais a vida centrada no outro do que Jesus. Ao dizer sobre si mesmo, Ele afirma em Marcos 10.45: ”Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.”

Jesus veio para servir. Seu serviço específico foi dar sua vida na cruz pelos pecadores. Esse serviço de auto entrega, foi motivado pelo amor. Pecadores egoístas, separados de Deus, tem agora em Cristo a oportunidade de se reconciliar com Ele por causa de sua entrega amorosa na cruz do Calvário. O verdadeiro amor ensinado e vivido por Jesus dá, oferece, entrega e sacrifica. 

Ser um verdadeiro cristão significa sair de si mesmo e servir ao outro como Jesus fez. Na verdade Jesus é enfático com aqueles que o querem seguir. Ele diz em Mateus 16.24: “Se alguém quiser vir após mim, NEGUE-SE a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.”

Assim, o que todo narcisista precisa é desse encontro poderoso com Jesus. É por meio dEle que o narcisista não só reconhecerá o pecado de centrar em si, como será capaz de negar-se a si mesmo e servir o outro. 

A beleza em seguir a Jesus está no fato de que a vida toma rumo em função do outro. Não num nível perfeito, mas crescente e aceitável aos olhos de Deus. 

O verdadeiro discípulo de Jesus está tomado pelo desejo de ser e viver como Ele. Ele leva a sério o segundo grande mandamento ensinado por Jesus: “amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Amar torna-se o seu alvo de vida. Amar tornar-se seu estilo de vida. 

Martin Luther King frisou sabiamente: “Sem amor, até a benevolência se torna egoísmo.”

2 comentários em “O NARCISISTA

  1. Pastor, onde baixo aqueles seus audios curtos onde o senhor da um BOM DIA, fala uma pequena mensagem e depois faz uma oração? no site da ICESO vejo muitos audios mas são grandes. Gosto dos pequenos para enviar via WhatsApp pra família. 🙂
    Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s