HUMILHADOS DIANTE DE DEUS

HUMILHADOS DIANTE DE DEUS

Jesus afirmou em Mateus 23.12: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo se humilhar será exaltado.” 

Jesus fez uso desse texto para combater o comportamento arrogante dos líderes espirituais de Israel de sua época, enquanto ensinava a forma como seus discípulos deviam viver e agir. O verbo “humilhar”, que aparece por duas vezes nesse versículo, ocorre também cerca de onze vezes em todo o Novo Testamento e significa: “tornar-se baixo, rebaixar, ter uma opinião modesta de si mesmo e destituir-se de qualquer arrogância”.

O propósito de Deus revelado em Sua Palavra é que sejamos humildes diante dEle. Em Tiago 4.6 somos lembrados que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graças aos humildes.” E no versículo 10 somos ordenados: “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” A verdade ensinada nesses dois versículos revela que ninguém poderá desfrutar o melhor da vida sem um coração humilde para com o Senhor. Um anônimo afirmou: “Nunca um homem está tão longe de Deus, como quando em estado de soberba, como também está tão próximo, como quando em atitude de humilhação.” 

Deus deseja que nos sujeitemos e nos submetamos a Ele. Ele espera que abandonemos diante dEle todas as nossas presunções e arrogâncias; que paremos de nos “achar”. Ele quer que nos acheguemos a Ele com um coração dependente dEle, tendo nossa suficiência nEle, esvaziando-nos totalmente de nós mesmos para que Ele nos encha. 

As bênçãos estão preparadas para aqueles que se humilham diante do Senhor, e a Bíblia relata diversas biografias que reforçam essa verdade. Por exemplo, Abraão se humilhou perante o Senhor, e Deus lhe fez pai de multidões. Moisés se humilhou perante o Senhor, e Deus lhe fez libertador e líder de Israel. Josué se humilhou perante o Senhor, e Deus lhe fez sucessor de Moisés. Gideão se humilhou perante o Senhor, e Deus lhe deu vitória sobre os seus inimigos. Davi se humilhou perante o Senhor, e Deus lhe fez o mais renomado rei de Israel. Ezequias se humilhou perante o Senhor, e Deus lhe concedeu mais 15 anos de vida.

O problema é que mesmo sabendo que devemos nos humilhar diante de Deus, não o fazemos. Não estamos dispostos a isso. Mordecai Ham afirmou: “Um dos nossos problemas é que não estamos dispostos a nos humilhar; não estamos dispostos a desistir de nossas opiniões sobre a forma como as coisas devem ser feitas.” 

Deus não agirá em sua vida sem que você se humilhe e se quebrante diante dEle. Ele espera que você se humilhe ante Sua face. Ele, em Sua eternal grandeza, age poderosamente quando você se humilha diante dEle. O Salmo 138.6 afirma: “O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes…”

Muito Deus tem para fazer em você, mas Ele espera que você se humilhe diante dEle e aplique as verdades de 2 Crônicas 7.14, que diz: “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei seus pecados, e sararei sua terra.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s