PESSOAS HUMILDES

PESSOAS HUMILDES

Por vivermos numa sociedade que encoraja a competição e a individualidade, aprender a ser humilde é algo de suma importância para quem deseja desenvolver ricos e completos relacionamentos com os outros.

O cristão é chamado a viver uma vida humilde. Na verdade todos aqueles que se tornam discípulos de Jesus vem a Ele porque reconhecem humildemente que estão “cansados e sobrecarregados” e estão dispostos a aprender dEle que é “manso e humilde de coração” conforme Jesus mesmo ensinou em Mateus 11.28,29).

Paulo chama os cristãos a serem humildes. Ele afirma em Filipenses 2.3 “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.” Assim, o humilde segundo a Bíblia é aquele ganha uma plena consciência de si mesmo baseado na forma como Ele se vê diante de Deus, enquanto procura viver no padrão de Seu Mestre, o Senhor Jesus Cristo.

Assim, pessoas humildes não se escondem de Deus. Elas estão rotineiramente se vendo à luz dEle. Elas fazem sempre um auto-exame honesto de si mesmos reconhecendo seus pecados e os confessando.

Pessoas humildes também reconhecem seus erros e pecados diante das pessoas. Elas não tem medo de dizer: “errei, por favor, me perdoe.” Pessoas humildes não escondem suas fraquezas; elas pedem perdão e ajuda.

Pessoas humildes também sabem lidar com as injustiças. Elas ficam tristes, mas não se põem nem na defensiva e nem na retaliação aos ofensores. Elas veem as injustiças como oportunidade para crescerem num estilo de vida que agrada a Deus.

Pessoas humildes submetem-se às autoridades. Nossa cultura valoriza o individualismo e a insubmissão às autoridades. Mas os humildes não são rebeldes. Eles sempre perguntam: “quem é autoridade sobre a minha vida”? Eles não tem dificuldade para ouvi-los, pedir seus conselhos e obedecê-los.

Pessoas humildes também aceitam lugares e posições humildes. Elas não se preocupam em serem reconhecidos e nem se ofendem por isso. Elas sempre estão felizes com o que é, tem e se tornaram. Elas não se preocupam em aparecer e nem se esforçam para manterem uma aparência para que os outros as admirem.

Pessoas humildes não temem sociabilizar com pessoas simples, pobres ou de menor capacidade cultural.

Pessoas humildes estão dispostas a servirem o outro. Elas sabem que a falta de servir o outro fazem com que elas foquem sempre nelas mesmas, fazendo-as egoístas. Elas já aprenderam que servir ao outro é sinônimo de construir o Reino de Deus.

Pessoas humildes também não usam pessoas, mas cultivam os relacionamentos. Elas estão dispostas a perdoar, a serem gratas e a falarem bem do outro. Elas sabem que seu cristianismo é focado no Criador e no bem estar de todas as suas criaturas.

Olhando para esses princípios você diria hoje que é uma pessoa humilde?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s