FÉ COERENTE

FÉ COERENTE

Em uma cidade do Canadá um policial se envolveu com uma jovem que era testemunha num caso em que seis homicídios eram investigados. O policial foi afastado por ser considerado suspeito e por ter tido uma postura incoerente com a responsabilidade que ocupava.
  

Em 1 João 1.6, o apóstolo João desafia os cristãos para que sejam coerentes em sua fé. Ele afirma: “Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.”

João confronta aqueles que dizem ter “comunhão com Ele”, ou seja, um relacionamento próximo com Deus, mas vivem “nas trevas”, no pecado. Como alguém diz que pertence a Deus, sendo “Deus luz” e vive nas trevas? Isso é algo incoerente. Luz e trevas não combinam. João está definido em afirmar que a pratica de vida precisa ser coerente com a fé que professa.

A fé professada precisa ser vivida. A incoerência da fé mata a própria fé e desencoraja outros a ela. A incoerência da fé é algo perigoso porque ela é um estágio anterior ao desvio da própria fé.

Fé coerente afirma que não há nada na vida que esteja em desarmonia com o Evangelho de Jesus. Na verdade, a postura coerente valida a fé que se prega. Josué Gonçalves afirma: “Nada compromete mais a pregação do Evangelho diante do mundo do que a incoerência entre a mensagem que pregamos e a vida que vivemos.”

Quando a fé não é coerente perde-se o impacto desejado por Jesus, conforme Ele ensinou em Mateus 5.13,14: “Vocês são o sal da terra… Vocês são a luz do mundo.” A função específica do sal é dar sabor e preservar. A função específica da luz é brilhar. Tanto o sal como a luz são perceptíveis; não se pode fugir de sua influência. Assim, a fé coerente é perceptível e causa impacto na vida das pessoas. Muitos estão esperando que a fé professada seja praticada antes de nela crer. Billy Graham afirmou: “Nós somos as Bíblias que o mundo está lendo… somos os sermões que o mundo está prestando atenção.”

Como você avalia sua vida com Deus? Você diria que mantém um relacionamento com Ele, mas está praticando algo em sua vida que Ele não aprova? As pessoas ao seu redor estão vendo coerência em sua fé? Você vive o que fala e fala o que vive?

O certo é que se aqueles que dizem crer em Jesus não fizerem a diferença, o mundo verá apenas uma fé de aparência.

Tenha uma fé coerente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s