OS ESTÁGIOS ESPIRITUAIS

OS ESTÁGIOS ESPIRITUAIS

Algo importante que precisamos aprender sobre a vida espiritual é que ela é composta de estágios espirituais.

A isso o apóstolo João afirmou em 1 João 2.14: “Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.”

Segundo a Bíblia, os estágios espirituais iniciam através de uma experiência espiritual chamada de “novo nascimento”. A passagem clássica da Bíblia para o “novo nascimento” é João 3.1-21. No texto, o Senhor Jesus Cristo responde a Nicodemos, um fariseu proeminente. Ele diz em João 3.3: “…Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” A palavra “nascer de novo” significa literalmente “nascer do alto”. Nicodemos tinha uma necessidade espiritual real. Ele necessitava de uma mudança em seu coração; uma transformação espiritual. O novo nascimento, é um ato de Deus através do qual a vida eterna é dada àquele que crê em Jesus.

Como em um nascimento natural, após a pessoa nascer espiritualmente ela entra pelos estágios espirituais da vida cristã. Esse estágio começa com a “criança espiritual”. Sobre esse estágio João diz: “Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai.” Uma das primeiras indicações da inteligência de uma criança é o reconhecimento de seu pai. As crianças espirituais sabem que Deus é o seu Pai, não por evidências ou argumentos, mas pela confiança e amor do seu coração, as quais foram despertadas por meio de Jesus Cristo. Essa é uma fase de querer saber; de querer estar com o Pai; de querer crescer e ter experiência com o Pai.

O segundo estágio espiritual é a de “jovem espiritual”. João diz: “Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o Maligno.” Jovens são caracterizados pelo ânimo, força física, e vigor. Os jovens espirituais são aqueles que se mantém confiantes e fortes no Senhor porque estão cheios e plenos de Sua Palavra. Por estarem centrados em pleno conhecimento e obediência à Palavra de Deus, eles estão habilitados para resistirem a Satanás e saírem vencedores, como Jesus o fez em Mateus 4. Todo esse vigor espiritual desses jovens deriva do fato deles estarem completamente dependentes do Senhor Jesus Cristo.

E o último estágio é a do “adulto espiritual”. A esse estágio João diz: “Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio.” O adulto espiritual é um pai espiritual porque ele conhece intimamente a Jesus Cristo. Os adultos espirituais estão convictos e desejosos em viver plenamente a vida de Jesus. Nada mais ocupa suas mentes, corações e intenções do que o Senhor Jesus. Eles se tornaram pais espirituais porque já passaram pelos outros estágios, e agora são instrumentos para abençoar a outros.

Pergunta: em quais desses estágios você está? Ou, não se encaixando em nenhum desses estágios, você já passou pelo primeiro passo: “nascer de novo”?

Quando você sabe em qual estágio espiritual você se encontra diante de Deus, fica mais claro saber qual o próximo passo a ser dado em sua caminhada espiritual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s